Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Substância da uva reduz estresse e pode combater ansiedade e depressão

Presente na uva, o resveratrol é um poderoso antioxidante e pode ajudar no combate a diversas doenças - Getty Images
Presente na uva, o resveratrol é um poderoso antioxidante e pode ajudar no combate a diversas doenças Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem

27/07/2019 12h42

Uma pesquisa da Universidade de Buffalo (EUA) descobriu que o resveratrol, substância com poder antioxidante presente em uvas vermelhas, é capaz de bloquear a produção de enzimas que interferem no controle do estresse no cérebro e estão associadas a problemas como depressão e ansiedade.

Segundo os cientistas, os resultados do estudo feito in vitro e confirmados em animais podem levar à descoberta de uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes que sofrem desses transtornos, que muitas vezes não conseguem obter melhoras com os medicamentos utilizados atualmente.

Como foi feito o estudo

  • Outras pesquisas já haviam demonstrado que substâncias da uva atuam como antidepressivos, mas agora os cientistas decidiram compreender sua relação com a fosfodiesterase 4 (PDE4), enzima influenciada pelo cortisol (hormônio do estresse), que em excesso no organismo já foi associada à depressão e ansiedade.
  • Em uma análise in vitro os cientistas descobriram que o resveratrol é capaz de inibir a produção de PDE4 e , consequentemente, exercer um efeito neuroprotetor contra os efeitos do estresse excessivo.
  • Os resultados foram posteriormente confirmados in vivo (animais).

Outros benefícios do resveratrol

Além desse efeito protetor contra o estresse excessivo, a substância presente na uva comprovadamente já foi associada a:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares como infarto e AVC, devido ao seu efeito anti-inflamatório;
  • Redução no risco de câncer, por agir como antioxidante e inibir o envelhecimento e mau funcionamento celular;
  • Combate à obesidade, por diminuir o risco de alterações metabólicas como a resistência à insulina.

Provavelmente, você já ouviu que o vinho tinto é uma ótima fonte de resveratrol. Verdade, afinal, a bebida é feita de uvas vermelhas. No entanto, antes de consumir algumas taças com o intuito de se proteger das diversas doenças citadas, lembre-se que vinho tem álcool, substância associada a inúmeros problemas de saúde, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, câncer e obesidade. Então, beba moderadamente e prefira consumir o resveratrol de fontes como a uva in natura ou seu suco integral.