Ao morder uma maçã, você ingere 100 milhões de bactérias, revela estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

24/07/2019 15h09

Uma nova pesquisa descobriu que uma maçã carrega cerca de 100 milhões de bactérias, principalmente nas sementes e no pedúnculo (aquele "cabinho" que fica na parte superior da fruta). Publicado no periódico Frontiers in Microbiology nesta quarta-feira (24), o estudo ainda revelou que, se o consumidor descartar o pedúnculo da maçã, a ingestão de bactérias cai para 10 milhões.

Mas será que ingerir esses seres microscópicos faz mal? Segundo os autores, isso vai depender do tipo de maçã. Apesar de as quantidades de micróbios nas versões convencionais e orgânicas serem as mesmas, as orgânicas têm mais diversidade, garantindo benefícios ao intestino.

"Maçãs recém-colhidas e organicamente gerenciadas abrigam uma comunidade bacteriana significativamente mais diversificada, mais uniforme e distinta, em comparação com as convencionais", explica Gabriele Berg, da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, uma das responsáveis pelo estudo. De acordo com Berg, quase 40% dos gêneros de bactérias são diferentes entre as orgânicas e convencionais.

Os padrões microbianos descritos nas maçãs orgânicas ainda se assemelham ao impacto dos polifenóis encontrados nessas frutas para a saúde humana. Eles aliviam sintomas alérgicos e promovem o crescimento de Lactobacillus e Bifidobacterium --bactérias "do bem"-- no intestino humano, além de reduzir a abundância de patógenos de origem alimentar.

"A Escherichia-Shigella --um grupo de bactérias que inclui patógenos conhecidos-- foi encontrada na maioria das amostras convencionais de maçã, mas em nenhuma das maçãs orgânicas. Os Lactobacilos benéficos --os famosos probióticos--, entretanto, foram encontrados apenas nas orgânicas", diz Berg.

Birgit Wasserman, principal autora, sugere que o microbioma e os perfis antioxidantes dos produtos frescos podem, um dia, tornar-se uma informação nutricional padrão, apresentada ao lado de macronutrientes, vitaminas e minerais para guiar os consumidores.

Como o estudo foi feito

• Quatro maçãs, pesando 190 ± 5 g, foram selecionadas de cada um dos dois grupos de manejo e cada maçã foi dividida em seis tecidos: pedúnculo, ponta do pedúnculo, casca, polpa da fruta, sementes e cálice (o miolo da parte de baixo do fruto).
  • Todas as partes foram analisadas separadamente, para que os cientistas conseguissem extrair o DNA genômico bacteriano de cada uma.

Qual é a melhor forma de consumo e como escolher?

Recomenda-se o consumo de uma porção diária da fruta in natura e com casca para melhor aproveitamento dos nutrientes. Quando a maçã é consumida na forma de suco, por exemplo, perde-se bastante o teor de fibras da fruta e seus benefícios ficam reduzidos. E importante que ela seja bem higienizada antes do consumo. A maçã também pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas.

Escolha a fruta que tenha a casca de cor acentuada, com polpa firme, que seja pesada e sem furos ou rachaduras.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado, o estudo foi feito com o pedúnculo (aquele "cabinho" que fica na parte superior da maçã) e não com o caule da fruta. A informação já foi corrigida.