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Remédio usado por Celeste de Big Little Lies causa perda de memória?

Divulgação/HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Priscila Silva

Do UOL VivaBem, em São Paulo

17/07/2019 18h05

No episódio de domingo da série Big Little Lies, uma das personagens principais, Celeste (Nicole Kidman), vai ao tribunal em uma audiência e sua memória é questionada. Nos episódios anteriores, ela revela usar o medicamento Zolpidem para dormir e isso parece ter relação com a ausência de algumas lembranças. Mas será mesmo?

Normalmente, a droga é receitada para pessoas que sofrem de insônia. Ela estimula e se liga aos receptores GABA, que enviam mensagens ao sistema nervoso central. Ele que gera o efeito de indução do sono, ansiedade, ansiedade, comportamentos impulsivos e agressividade.

Segundo Rodrigo Martins Leite, psiquiatra e diretor dos ambulatórios do Instituto de Psiquiatria da USP, o medicamento, se usado a longo prazo, pode causar perda da memória mesmo. "Um dos principais efeitos colaterais é gerar problemas cognitivos. Por isso é importante receitá-lo só em último caso", afirma. Em casos mais graves, pode gerar dependência, sonambulismo e comportamentos estranhos durante o sono.

O especialista afirma ainda que essa e outras medicações para dormir estão virando uma epidemia no Brasil e no mundo."As pessoas estão ficando dependente dos remédios e isso não é bom. O melhor é recorrer a mecanismos mais leves como desligar o celular horas antes de dormir, praticar meditação e praticar atividade física", reforça.

Quem pode tomar o remédio?

O medicamento só deve ser prescrito pelos médicos quando todos os mecanismos para fazer a pessoa dormir não funcionam mais. Além disso, crianças e adolescentes estão totalmente proibidos de fazer uso do composto.

Segundo Leite, o que ocorre com frequência é automedicação e a prescrição da droga sem uma investigação a fundo do problema. Por isso é fundamental investigar se o indivíduo sofre realmente com distúrbios do sono.

Táticas para dormir bem e evitar o estresse

Estas são estratégias adotadas por médicos do sono para ter uma boa noite de descanso*:

  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Evite usar o celular e ver TV antes de dormir;
  • Acorde sempre no mesmo horário;
  • Respeite as horas de sono que você precisa;
  • Deixe o ambiente escuro e com clima agradável;
  • Saia da cama se o sono não vier;
  • Invista em exercícios de respiração;
  • Não leve problemas para a cama.
As estratégias foram explicadas em reportagem do dia 03/08/2018.