Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

8 alimentos para incluir na dieta e ter cabelos mais fortes

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o UOL VivaBem

14/06/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Células do cabelo precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis
  • Por isso alimentos como ovo, peixes, leite, carne vermelha, abacate, espinafre, batata-doce e feijão são importantes para mantê-los fortes
  • Já itens como álcool, café, açúcar e farinha refinada devem ser maneirados por quem tem os fios mais fracos

O que você consome diariamente pode dar mais força aos cabelos. Cada fio é composto por células que contêm uma proteína chamada queratina. E essas células precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e acelerar o crescimento capilar.

Por isso, indicamos a seguir os principais alimentos nutritivos para tornar o cabelo mais saudável e brilhante. A lista foi elaborada com a ajuda de Giselle Martins Pinto, dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Ana Célia Xavier, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Victor Andrade Régis, nutrólogo do Hospital Santa Cruz (SP) e Kédima Nassif, dermatologista e tricologista. Veja detalhes:

Coloque no prato

iStock
Imagem: iStock
Ovos
Consumir ovos regularmente ajuda a manter a saúde capilar. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.

iStock
Imagem: iStock
Leite
A bebida fornece vitaminas A B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas para quem consome regularmente. Por isso, o leite pode evitar a queda dos fios devido as deficiências vitamínicas desses nutrientes. Além disso, o leite possui cálcio e a falta desse mineral deixa os fios mais quebradiços e finos.

iStock
Imagem: iStock
Espinafre
O espinafre possui grandes quantidades de ferro, um mineral importante para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue. Dessa forma, o oxigênio chega mais rapidamente às raízes capilares, o que torna os fios mais espessos e fortes. Isso porque o vegetal possui nutrientes benéficos como folato, ferro e vitaminas A e C. A vitamina A ajuda as glândulas da pele a produzir sebo que ajuda a hidratar o couro cabeludo e mantê-lo saudável.

iStock
Imagem: iStock
Peixes
Incluir os peixes na dieta ajuda a prevenir o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Além disso, os fios ficam mais saudáveis, fortes e crescem mais rapidamente devido à presença da vitamina B1, que melhora a circulação da região capilar. Além disso, o alimento possui proteína, ferro, vitamina B12, ômega 3, cálcio e fósforo que contribuem para acelerar o crescimento e dão mais oxigênio para o couro cabeludo. Consuma salmão, atum e sardinha para ter fios mais brilhantes e fortes.

iStock
Imagem: iStock
Batata-doce
Consumir batata-doce ajuda na saúde dos cabelos, pois ela fornece um carboidrato de qualidade e ainda estoques de vitamina C e de biotina, que é um micronutriente que participa da formação dos fios de cabelo. O alimento também possui vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e a acelerar o crescimento.

iStock
Imagem: iStock
Feijão
Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, o que auxilia o crescimento do cabelo. Além disso, o feijão fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios.

Istock
Imagem: Istock
Carne vermelha
A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro. Esses nutrientes contribuem bastante para a saúde capilar. E por ter vitamina B, que atua como coadjuvante na formação de queratina, o alimento é uma excelente opção para manter os fios mais fortes. Mas a carne vermelha deve ser consumida com moderação: em excesso pode gerar radicais livres, o que prejudica a pele e os fios. E escolha os cortes mais magros sem gordura em excesso.

iStock
Imagem: iStock
Abacate
A fruta é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E. Essa vitamina protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo, do estresse oxidativo do organismo. Sendo assim, os fios ganham mais força e brilho.

Melhor evitar

iStock
Imagem: iStock
Açúcar refinado
O açúcar em excesso pode prejudicar a saúde dos cabelos. Isso acontece porque o alimento libera altas doses de insulina que indiretamente influencia a liberação de outros hormônios que inibem a divisão de células da raiz capilar, o que contribui para o afinamento capilar. Quando a inflamação do organismo é constantemente impulsionada por dietas com alto índice glicêmico, com alto teor de açúcar, ela afeta diretamente a saúde dos cabelos.

iStock
Imagem: iStock
Café
O consumo do café em excesso pode reduzir a absorção de cálcio e ferro pelo organismo, prejudicando a saúde dos fios.

iStock
Imagem: iStock
Álcool
Consumir álcool pode acarretar diversas doenças. Também prejudica os fios, pois acelera o surgimento dos radicais livres e as pequenas inflamações no organismo. Por isso, fique longe das bebidas alcoólicas.

iStock
Imagem: iStock
Farinha branca
Alimentos ricos em amido, como pães brancos, massas e bolos podem ter efeitos semelhantes ao açúcar no organismo e impactar na saúde dos cabelos. O organismo fica com níveis de insulina aumentados, o que causa retração do folículo e, em alguns casos, a perda de cabelo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Mais O poder dos alimentos