Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dani Albuquerque: "Usava planta 'lá' para ficar fechadinha"; funciona?

Daniela Albuquerque também revelou que tomava cachaça para aliviar dor de dente - Instagram/ Divulgação
Daniela Albuquerque também revelou que tomava cachaça para aliviar dor de dente Imagem: Instagram/ Divulgação

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem

26/04/2019 19h01

Resumo da notícia

  • A apresentadora Daniela Albuquerque contou que fazia banho de assento com barbatimão para deixar região íntima mais fechada
  • Além de não existir comprovação científica de que o método funciona, ele aumenta risco de infecções
  • Ao fazer o banho de assento, bactérias do ânus podem ir para a água e depois entrar na vulva
  • Dani ainda revelou que usava cachaça para aliviar dor dente, mas prática também não é recomendada

Durante apresentação do programa "Sensacional" dessa quinta-feira (25), a apresentadora Daniela Albuquerque revelou, em uma conversa com o ator Jackson Antunes sobre o bartimão, que já utilizou a planta medicinal para uma finalidade pouco comum quando pensamos em tratamentos caseiros.

"Barbatimão eu já usei para outra coisa. Fazia banho de assento, botava um pouco lá [na vagina] para ficar mais fechadinha", revelou. Ficou em dúvida se há alguma comprovação científica para o método? Nós respondemos...

De acordo com Iara Moreno Linhares, ginecologista da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), não há estudos suficientes sobre o uso de ervas e outras plantas com propriedades medicinais para tratamentos vaginais. "Tudo é crendice, não há resultados".

Além disso, o banho de assento (com qualquer substância) é considerado um método antigo para tratar doenças e até arriscado. Isso porque a vagina fica entreaberta e as bactérias que vivem no ânus podem ir para a água e depois entrar na vulva, aumentando o risco de infecções.

Cachaça para tratar dor de dente?

Ao relembrar a juventude, Dani Albuquerque também contou que já sofreu com dores de dentes e, "por falta de recursos" usava cachaça para aliviar a dor. Mas será que a bebida, de fato, resolve o problema? A resposta é não.

De acordo com Renata Paraguassu, dentista e especialista em ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares pela Abon (Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares), o recomendado para aliviar as dores são os analgésicos, que devem ser prescritos por um especialista.

Paraguassu ressalta ainda que o ideal é investir na prevenção: escovar os dentes diariamente após as refeições, passar o fio dental todos os dias e fazer visitas ao dentista pelo menos a cada seis meses. A escovação diária, que não exige muitos recursos financeiros, já é capaz de evitar diversos problemas como cárie e doenças na gengiva.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube