Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: altas doses de vitamina D retardam progressão de câncer colorretal

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do Uol VivaBem, em São Paulo

20/04/2019 15h35

Um estudo publicado na revista JAMA mostrou que altas doses de vitamina D podem retardar o desenvolvimento do câncer colorretal metastático.

A maioria dos cânceres colorretais começa como um crescimento chamado pólipo, que aparece no revestimento do cólon ou do reto, embora nem todos os pólipos se transformem em câncer.

Esse tipo é o terceiro diagnóstico mais frequente entre homens e mulheres nos Estados Unidos. Já no Brasil, o tumor está entre os 10 tipos mais comuns no país.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas recrutaram mais de 139 pessoas com câncer colorretal metastático sem tratamento prévio e os dividiram em dois grupos: voluntários que iriam receber altas doses de vitamina D e baixas dose do suplemento.
  • A alta dose foi estipulada em 8 mil unidades internacionais de vitamina diárias durante 14 dias. Já o grupo que recebeu baixa dose, consumiu 400 UI diariamente.
  • Ambos receberam quimioterapia durante o trabalho.
  • Ao analisar os dados, os pesquisadores observaram que a progressão nos pacientes do grupo de alta dose parou por uma média de 13 meses, enquanto os de baixa dose tiveram um atraso no desenvolvimento de 11 meses.

"Até onde sabemos, este estudo é o primeiro ensaio clínico randomizado de suplementação de vitamina D para o tratamento de câncer colorretal avançado ou metastático", diz Kimmie Ng, uma das autoras da pesquisa.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube