Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Se seu casamento é incrível ou infeliz, a culpa pode estar nos seus genes

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

02/03/2019 12h08

O que garante um casamento feliz? Comunicação, honestidade, divisão igualitária de tarefas? Bem, segundo a ciência, até os seus genes podem influenciar em sua satisfação matrimonial. 

Um estudo, publicado no periódico Plos One na quinta-feira (28), analisou 178 casais com idades que variavam de 37 a 90 anos. Os voluntários preencheram uma pesquisa sobre a satisfação e a segurança que sentiam com seus casamentos, além de fornecerem uma amostra de saliva para que a equipe pudesse extrair seu genótipo.

Os resultados revelaram que quando pelo menos um dos parceiros tinha um genótipo chamado GG, maior era a satisfação geral do casal. Além disso, os indivíduos GG ainda demonstraram menos apego ansioso em seu casamento, ou melhor, menor insegurança, o que provavelmente contribui para uma experiência feliz.

"A literatura mostra que ter baixos níveis de apego ansioso está associado a uma melhor qualidade de relacionamento, provavelmente porque indivíduos menos ansiosos são menos propensos a serem ciumentos e intrusivos em seus comportamentos de cuidadores do que indivíduos mais ansiosos", escrevem os cientistas.

A equipe estima que o genótipo GG dos casais seja responsável por cerca de 4% da variação na satisfação com o casamento. "Este estudo mostra que a forma como nos sentimos em nossos relacionamentos próximos é influenciada por mais do que apenas nossas experiências compartilhadas com nossos parceiros ao longo do tempo", disse Joan Monin, autora do estudo e professora em Yale, em um comunicado. "No casamento, as pessoas também são influenciadas por suas próprias predisposições genéticas."

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube