Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que é tão difícil pedir perdão? Veja como se desculpar direito

iStock
Imagem: iStock

Simone Cunha

Colaboração para o UOL VivaBem

27/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pedir desculpas é difícil por sentimentos como orgulho e vergonha
  • Mas ao se desculpar você aprofunda sua relação com as outras pessoas e ganha autoconhecimento
  • Mas só pedir perdão não adianta, é preciso realmente demonstrar isso e ter atitudes que reparem a situação

Desculpa é aquela palavrinha mágica difícil de ser falada e, que muitas vezes, fica esquecida no vocabulário diário. Mas por que isso acontece? Existem algumas explicações:

1. É muito difícil reconhecer um erro

Por mais que todos erremos, reconhecer isso está associado ao sentimento de falha e fracasso. "O erro tem um valor negativo, mas é importante compreender que ele pode levar ao aprendizado. É preciso lidar com os erros de forma mais leve, sem tanto auto cobrança", fala Hélio Deliberador, docente do Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 
Muitas vezes isso acontece por causa do orgulho, que impede a pessoa de perceber que errou, como descreve Magda do Canto Zurba, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

2. Estar errado traz vergonha e baixa autoestima

Existem situações em que a pessoa reconhece sim que errou, mas é movida por um sentimento de vergonha e prefere não tocar mais no assunto.

A psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que um pedido de desculpa pode ser encarado como incapacidade, afetando diretamente a autoconfiança e até comprometendo a autoestima.

Por que vale a pena enfrentar tudo isso?

Superar essas questões de orgulho e vergonha, é importante, já que se desculpar envolve um amadurecimento: para isso é preciso revisar suas atitudes e entender que que reconhecer um erro não significa saber menos ou ser uma pessoa errada.

Além disso, isso traz outros ganhos como:

  • Aproximação com o outro, já que o pedido de desculpas demonstra empatia e preocupação com os sentimentos do próximo;
  • Ganho de inteligência emocional e autorresponsabilidade;
  • Aprendizados sobre a vida e situações.

Como pedir desculpas direito?

Dizer aquele 'sorry' sem emoção não vale. Um pedido de desculpa protocolar pode gerar mais mágoa e ressentimento. "Reconhecer que errou pode ser ameaçador, pois um pedido verdadeiro implica em consequências. Não é apenas expressar um arrependimento, mas se disponibilizar a reparar o erro e não o repetir", alerta Zurba. 
Na prática, a decisão de se desculpar precisa vir acompanhada de um comprometimento em não repetir o erro. Caso contrário, o pedido fica banalizado e perde o seu real valor. 
Mas será que precisa ser pessoalmente? Depende! Diniz acredita que os olhos nos olhos é sempre uma boa pedida. No entanto Deliberador considera que, dependendo da situação, vale cartinhas e bilhetes para formalizar o pedido de desculpa.
Para os especialistas o que vale mesmo é treinar, colocar em prática, e perceber que pedir desculpa não tem nada a ver com humilhar-se, mas sim com um ato de nobreza. E o melhor: pedir desculpa pode ser libertador. 

Um passo a passo para desculpar-se mais

  1. Elabore a situação equilibrando emoção e razão;
  2. Repense o que houve e ressignifique, apostando em uma compreensão sob o ponto de vista seu e da outra pessoa, levando em consideração os valores de ambos;
  3. Não deixe passar muito tempo;
  4. Converse deixando claro que entendeu e reconheceu o que houve de errado, expressando emoções genuínas, demonstrando um arrependimento honesto e admitindo sua responsabilidade;
  5. Apresente ações de reparação, ou seja, mostrar que está comprometido para que a situação não ocorra novamente. E seja firme neste propósito. 
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube