Topo

Tudo sobre Diabetes

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Diabetes: pesquisa reprograma células humanas para produzir insulina

hsyncoban/iStock
Imagem: hsyncoban/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/02/2019 11h47

Resumo da notícia

  • Pesquisadores alteraram células humanas para produzir insulina
  • Células foram testadas em camundongos, e os resultados foram positivos para controlar os níveis de açúcar no sangue
  • Testes em pacientes humanos ainda não foram realizados

A destruição de uma única célula produtora de insulina no pâncreas pode levar ao diabetes -- mas um novo estudo, publicado no periódico Nature, sugere que outras células podem ser modificadas para fazer sua função e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Por que prestar atenção nele

O diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue, e aumenta o risco de problemas cardíacos, sexuais e nos rins. No diabetes tipo 1, o problema ocorre porque o sistema imunológico ataca e destrói as células que fabricam insulina; no tipo 2, as células não produzem hormônio suficiente, ou o corpo se torna resistente à insulina.

 A busca pela cura do diabetes mobiliza a comunidade médica há anos e este é mais um passo em direção a um tratamento mais efetivo para a doença que atinge mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo, mas estima-se que até 2045, esse número seja quase 50% maior.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores separaram diferentes tipos de células em pâncreas humanos.
  • Depois separaram o DNA que codificava algumas proteínas e o introduziram em células parecidas com as responsáveis por produzir insulina.
  • Após uma semana em cultura, quase 40% destas células humanas estavam produzindo insulina.
  • A equipe então implantou as células em camundongos diabéticos e conseguiu que os açúcares no sangue caíssem para níveis normais.

Como usar a pesquisa a seu favor

Ainda não é hora de desistir de tomar o remédio para diabetes ou a insulina. Apesar de os resultados levantarem esperanças, a abordagem ainda não foi testada em pacientes humanos. Os cientistas reconhecem que um novo tratamento ainda está longe.

Outros pesquisadores também estão tentando criar novas células produtoras de insulina no pâncreas, algumas têm procurado gerar células a partir de células-tronco. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube