Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Tudo sobre Câncer

Incidência de cânceres relacionados à obesidade cresce entre jovens

Pessoas nascidas em 1985 tinham um risco de mieloma múltiplo 59% maior das que nasceram em 1950 - iStock
Pessoas nascidas em 1985 tinham um risco de mieloma múltiplo 59% maior das que nasceram em 1950 Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/02/2019 13h21

O risco de desenvolver algum câncer relacionado à obesidade aumentou entre a população mais jovem, assim como as taxas de sobrepeso. É o que diz um novo estudo, publicado no domingo (3) no periódico The Lancet.

Os cientistas analisaram a incidência de 30 tipos de câncer mais comuns, incluindo 12 ligados à obesidade, entre 1995 e 2014, em pessoas que tinham de 24 a 84 anos. Ao todo, eles estudaram mais de 14,6 milhões de casos.

Os resultados mostraram que a incidência aumentou significativamente em seis dos 12 casos de câncer relacionados à obesidade (mieloma múltiplo, colorretal, corpo uterino, vesícula biliar, rim e câncer pancreático) em adultos jovens (25 a 49 anos).

"Embora as incidências para esses cânceres, exceto para o câncer colorretal, também tenham aumentado em idosos, as magnitudes de aumento percentual anual foram menores do que em adultos jovens", escrevem os pesquisadores.

Por exemplo, em comparação com pessoas nascidas em 1950, as nascidas em 1985 tinham um risco de mieloma múltiplo 59% maior e mais do que o dobro de ter câncer pancreático.

Ao mesmo tempo, a incidência diminuiu para cânceres relacionados ao tabagismo e relacionados à infecção por HIV (por exemplo, câncer de pulmão e sarcoma de Kaposi). Essas tendências podem ter sido influenciadas pelo rápido aumento da prevalência de sobrepeso ou obesidade, principalmente nos EUA, local onde o estudo ocorreu.

Entre 1980 e 2014, a prevalência de sobrepeso ou obesidade no país aumentou mais de 100% (de 14,7% para 33,4%) entre crianças e adolescentes e de 60% entre adultos de 20 a 74 anos (de 48,5% a 78,2%).

De acordo com os cientistas, em conjunto com o excesso de peso corporal, as condições de saúde relacionadas à obesidade e aos fatores de estilo de vida podem contribuir para a crescente taxa de cânceres relacionados à obesidade em adultos jovens, que incluem diabetes, cálculos biliares, doença inflamatória intestinal e má alimentação. Há fortes evidências de uma associação entre diabetes tipo 2 e excesso de risco para colangiocarcinoma e câncer de colorretal, endométrio, fígado e pâncreas, por exemplo.

O autor sênior do estudo, Ahmedin Jemal, um cientista da Sociedade Americana de Câncer, disse que a dieta e o exercício são essenciais na redução das taxas de obesidade, mas que intervenções de profissionais de saúde também são necessárias. "Menos da metade dos médicos de atenção primária avalia regularmente o índice de massa corporal em seus pacientes, e apenas um terço dos pacientes obesos relatam receber um diagnóstico de obesidade ou aconselhamento para perda de peso", diz ele.

Da mesma forma, intervenções como planejamento urbano para a promoção de atividade física, impostos sobre bebidas açucaradas e restrição de publicidade de alimentos e refrigerantes ricos em calorias também fariam diferença nessa taxa crescente.

Mais estudos são necessários para explicar as exposições responsáveis por essas tendências emergentes, incluindo excesso de peso corporal e outros fatores de risco. Mas pesquisas como esta abrem o caminho de como combater esses problemas.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tudo sobre Câncer