Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Contar histórias com gestos melhora desempenho narrativo de crianças

Forma com as histórias são contatas ajudam no desenvolvimento das crianças - iStock
Forma com as histórias são contatas ajudam no desenvolvimento das crianças Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

27/01/2019 04h00

Contar uma história não é só abrir um livro e repetir as palavras que encontra ali. Principalmente se quem ouve é uma criança, fazer com que ela se envolva no enredo pede outras estratégias. Um estudo, publicado na revista científica Developmental Psychology, descobriu que usar gestos que marcam o ritmo das frases pode melhorar o entendimento dos pequenos sobre a narrativa, além de aumentar sua capacidade de estruturar novas histórias

As descobertas foram obtidas após testes com criança de 5 a 6 anos, idade em que geralmente ainda não estão alfabetizadas. 

Após assistirem a um desenho animado sem diálogos, os cientistas pediam para que os pequenos contassem a sua interpretação da história que tinham visto. Depois disso, eles eram divididos em dois grupos: os que assistiam a uma contação de histórias com gestos que marcavam o ritmo das palavras e os que viam histórias sendo contadas sem estas marcas. Ao final, as crianças repetiam o teste em que criavam a história. 

Quando os pesquisadores compararam as estruturas narrativas das histórias antes e depois dos testes, perceberam que quem obteve melhora foram as crianças que assistiam a histórias contadas com esses gestos ritmados.  

O estudo foi pioneiro em mostrar que contar histórias com este tipo de gesto que marca as palavras mais importantes das frases traz benefícios imediatos para o desempenho do discurso narrativo das crianças. A descoberta pode servir de insumo para professores de pré-escola e pais que queiram que os filhos desenvolvam melhor suas habilidades

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube