Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença

Cientistas identificam gene responsável por metástase do câncer de próstata

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

25/01/2019 04h00

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, é possível constatar o estágio da doença --se é inicial, intermediário ou avançado --, mas não dá para saber, por exemplo, como será a evolução do tumor e se ele vai espalhar pelo corpo.

Mas um estudo realizado pela Universidade Rutgers (EUA) fez um importante avanço ao descobrir que o gene NSD2 é responsável pela disseminação do câncer de próstata, e silenciá-lo pode beneficiar pacientes com a doença, dando a eles um tratamento adequado e, consequentemente, mais tempo de vida.

Os cientistas realizaram testes com ratos e os avaliaram com um algoritmo de computador que determinou quais genes do câncer propagados nos roedores foram mais relevantes para os seres humanos. Ao detectar o NSD2, os estudiosos conseguiram desativá-lo nas células tumorais dos animais, diminuindo a disseminação do tumor

A grande aposta da pesquisa, que foi publicada na revista Nature Communications, é que será possível saber que um homem possui risco maior de ter câncer de próstata metastático ao verificar que carrega esse gene.

"Se no momento do diagnóstico pudermos determinar se o câncer vai se espalhar, teremos condições de indicar um tratamento direcionado para reduzir essa propagação", explica Antonina Mitrofanova, autora do estudo e professora assistente da Escola de Profissionais de Saúde da Rutgers.

Antonina afirma que ainda não há uma droga para combater o NSD2, mas ela e sua equipe já estão trabalhando em cima disso. A cientista acredita no potencial dessa evidência e incentiva outros médicos a incorporar, o quanto antes, a triagem desse gene em pacientes de alto risco no tratamento contra a metástase.

Mitrofanova pondera que, mesmo que o algoritmo usado nesse trabalho esteja voltado ao câncer de próstata, ele pode ser utilizado para a investigação de outros tipos de câncer, na tentativa de buscar resultados eficientes para os pacientes.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo