PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Cientistas transformam células do câncer de mama em gordura em ratos

Istock
Imagem: Istock

Do UOL, em São Paulo

17/01/2019 10h38

Pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, conseguiram converter as células cancerosas da mama em gordura e impedir seu crescimento no organismo. O estudo, publicado no periódico Cancer Cell, foi feito com camundongos que apresentavam uma forma de câncer de mama agressiva. 

Basicamente para se espalhar pelo corpo, as células do câncer usam dois caminhos: a transição epitelial-mesenquimal (em que se transforma em um tipo de célula-tronco e depois em qualquer célula que o corpo necessite) e a transição mesenquimal-epitelial (que é o oposto). 

Os cientistas trataram os animais com uma droga para diabetes chamada rosiglitazona e um tratamento contra o câncer denominado trametinib. Graças a essas drogas, quando as células de câncer usavam uma das vias de transição mencionadas acima, em vez de se espalharem, elas mudavam do câncer para as células adiposas --um processo chamado adipogênese. 

"Os modelos usados neste estudo permitiram a avaliação da disseminação da adipogênese das células cancerosas nos arredores imediatos do tumor", escreveu um dos autores no artigo.

Embora nem todas as células tenham se transformado em uma célula adiposa, as que sofreram a adipogênese não voltaram a forma antiga.

"As células de câncer de mama submetidas a um EMT não apenas se diferenciaram em células de gordura, mas também pararam completamente de proliferar", diz Gerhard Christofori, um dos autores do estudo. 

Como as drogas agem

O remédio trametinib aumenta o processo de transição das células, transformando-as em células-tronco e, em seguida, aumenta a conversão dessas células em células de gordura. 

Já a rosiglitazona foi menos importante, mas, em combinação com o trametinib, também ajudou as células-tronco a se converterem em células adiposas.

Os autores ressaltam ainda que os resultados são promissores já que ambos os remédios já são aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration --entidade que regula os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos) e abre caminho para, no futuro, testá-las em humanos. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Saúde