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Maionese tem gorduras boas; veja como escolher no mercado

Marcia Albuquerque/UOL VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/UOL VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

14/01/2019 04h00

Quando se fala desse alimento, a maioria das pessoas logo pensa em uma bomba calórica que faz muito mal para a saúde. Mas essa visão não está correta.

O primeiro ponto que precisa ficar claro é que ele é feito com óleo vegetal, o que significa que contém principalmente gorduras que são boas para a saúde, como as poli e as monoinsaturadas. Esses tipos não aumentam o mau colesterol (LDL) e a monoinsaturada ainda ajuda a elevar o nível do HDL, versão boa dessa substância. Já a temida gordura trans não está presente nos ingredientes origem vegetal e, consequentemente, não é encontrada na maionese.

Veja como escolher o produto no supermercado:.

Confira a lista de ingredientes
Quanto maior a quantidade de itens, especialmente aqueles com nomes desconhecidos, pior. Essa dica vale para todos os alimentos industrializados. No caso da maionese, opte pelo produto que mais se aproxime da versão caseira, que é feita com três ingredientes: ovos, óleo vegetal e um ácido, limão ou vinagre.

Cuidado com as versões temperadas
Elas oferecem uma variedade maior de sabores, mas isso pode levar a um aumento na quantidade de sódio, aromatizantes e corantes artificiais no alimento. Na dúvida, compare os rótulos dos produtos.

As lights são boas opções para a silhueta e a saúde, mas normalmente há perda no sabor
Elas têm redução de 25% em algum dos itens da receita. Quando se trata de maionese, isso normalmente se refere aos lipídios, mas o ideal nesse caso também é comparar os produtos, pois há variação de uma marca para a outra. Outro detalhe importante que deve ser levado em consideração é que com a diminuição da quantidade de gordura na receita, o gosto do alimento na maioria dos casos acaba sendo prejudicado.

No que diz respeito à conservação do produto, não há diferença entre os tipos de embalagem
Tanto as feitas de plástico, quanto as de vidro mantêm o alimento bem preservado. Mas isso só é válido se o invólucro estiver intacto e bem lacrado.

Prefira os produtos vendidos em recipientes com a tampa na parte de baixo
Eles são idealizados para que o consumo possa ser feito sem que a maionese entre em contato com talheres ou com outros alimentos, um pão, por exemplo, o que reduz a chance de contaminação e aumenta a sua durabilidade.

Informação nutricional

Maionese tradicional

  • Porção: 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 40 kcal
  • Gorduras totais: 4 gramas
  • Gorduras saturadas: 0,6 gramas
  • Sódio: 88 miligramas

Maionese light

  • Porção: 12 gramas (uma colher de sopa)
  • Valor energético: 27 kcal
  • Gorduras totais: 2,5 gramas
  • Gorduras saturadas: 0,4 gramas
  • Sódio: 91 miligramas

Fontes ouvidas pelo VivaBem: Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga, diretora representante do Paraná da Associação Brasileira de Nutrologia, docente do curso nacional de nutrologia e pesquisadora na área de suplementos alimentares no serviço de nutrologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo IAMSPE/ABRAN; e Luisa Wolpe, nutricionista, especialista em nutrição clínica, mestre de medicina interna e ciências da saúde pela Universidade Federal do Paraná, coordenadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, CIA, no Paraná e assessora da linha KeepUp®, dos nutricosméticos Buona Vita

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