Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Não consigo ir ao banheiro fora de casa. Qual a razão para isso?

Pergunte ao VivaBem coco fora de casa
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/01/2019 04h00

"Tenho muita dificuldade para fazer cocô fora de casa, mesmo quando viajo. Por que isso acontece?"

Apesar de ser motivo para piadas, o "intestino tímido" é um problema real e tem até nome: parcopresis. Essa síndrome pode ser traduzida como uma espécie de fobia social e engloba pessoas que têm dificuldade de evacuar fora do ambiente em que elas se sentem seguras. Não existe na literatura uma porcentagem exata de pessoas que sofrem dessa síndrome. É sabido, entretanto, que até 25% da população mundial sofre de constipação --em sua maioria, mulheres. Certamente, uma fatia desse grupo tem esse tipo de fobia.

Geralmente, as pessoas com parcopresis se sentem incomodadas em fazer cocô fora de casa pelo constrangimento. Há um medo de alguém fazer chacota, sentir o odor exalado pelas fezes ou ouvir sons de gases, dificultando o relaxamento essencial para a evacuação.

Como não temos o controle da vontade de ir ao banheiro, é importante ouvir o intestino quando ele envia um sinal ao cérebro dizendo que é hora de liberar as fezes. Tentar bloquear essa necessidade fisiológica pode piorar ainda mais o desconforto. Segurar as fezes aumenta a formação de gases, deixa o cocô mais ressecado, provoca alterações de humor e, a longo prazo, pode até causar problemas mais graves, como fissuras anais, hemorroida e sangramento intestinal.

O tratamento pode ser feito de diversas formas. Há quem opte pelo apoio terapêutico, com psicoterapia, ou até psiquiátrico, com o uso de ansiolíticos. Medicamentos que facilitam a evacuação também podem ser prescritos, mas tudo com o aval de um médico especialista. O mais importante é se conscientizar de que é essencial para a saúde obedecer os comandos intestinais, que avisam qual é o momento natural de ir ao banheiro.

Fontes: Henrique Perobelli Schleinstein, proctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Maristela Gomes de Almeida, proctologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Mais Pergunte ao VivaBem