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Açaí para refrescar? Veja em que prestar atenção na hora da compra

Marcia Albuquerque/VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/VivaBem

Thais Szegö

Colaboração UOL VivaBem

07/01/2019 04h00

Colocar essa frutinha típica da Região Norte do país na lista de compras é uma ótima ideia, já que ela oferece uma infinidade de benefícios (leia mais sobre as vantagens do açaí).

Apesar de tudo isso, muita gente ainda tem receio de consumir o açaí por causa da sua fama de ser engordativo, mas ela não é real. O grande problema são os complementos adicionados ao alimento. Para se ter uma ideia, 100 gramas de açaí puro têm 58 calorias, em média, o mesmo que uma porção similar de manga ou maçã. Se for adicionado xarope de guaraná, esse valor sobre para 160. Com xarope e banana, ele pula para 220 e se adicionarmos granola, 270 calorias.

Por isso, a questão não é cortar o açaí da dieta, mas aprender a escolher o melhor produto na hora da compra e tomar cuidado na hora do preparo.

Opte sempre pela polpa pura
Isso porque, as formulações feitas com açaí podem conter vários ingredientes ricos em açúcar e gordura. Se não encontrar a fruta congelada in natura, procure pela polpa natural, geralmente encontrada na parte de sucos congelados dos supermercados. O ideal é que no rótulo conste apenas as frases: polpa de açaí ou 100% integral, o que indica que ela foi obtida exclusivamente da fruta.

O alimento deve ter uma cor forte
Quando é feito apenas com a fruta fresca, ele deve ser roxo bem escuro. Uma coloração mais clara costuma indicar que ele foi misturado com outro produto.

Procure o registro do Ministério da Agricultura
Averiguar se há a presença desse registro é importantíssimo, pois garante que o alimento é seguro para o uso. O detalhe é tão sério que recentemente houve um surto de doença de chagas provocado por polpa de açaí que não havia sido devidamente pasteurizada e armazenada.

Cheque a classificação do alimento
Polpa de açaí é o produto puro extraído da fruta. Açaí grosso ou especial (tipo A) é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 14% de sólidos totais e aparência muito densa. O médio ou regular (tipo B) é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando entre 11 e 14% de sólidos totais e aparência densa. Por fim, o tipo fino ou popular (tipo C) é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de sólidos totais e aparência pouco densa.

Prefira as versões congeladas e verifique se o envoltório está bem congelado e intacto
Algumas formulações podem ser encontradas em temperatura ambiente e nesse caso necessitam conter aditivos para melhorar preservação do produto. As polpas de fruta realmente naturais precisam ficar resfriadas. Ao escolher o seu, veja se a embalagem está molhada: isso indica que está descongelando e se estiver violado, pode haver contaminação do alimento.

Informação nutricional

Polpa congelada de açaí

  • Porção 100 gramas (meia tigela pequena)
  • Valor energético: 58 kcal
  • Proteínas: 0,8 gramas
  • Gorduras: 3,9 gramas
  • Carboidratos: 6,2 gramas
  • Fibras: 2,6 gramas

Fontes: Silvia Moura, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (FRUTHOTEC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Vivian Ragasso, nutricionista do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, em São Paulo.

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