Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas fazem corpo de diabéticos voltar a produzir insulina

Istock
Imagem: Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/01/2019 11h58

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um coquetel de drogas que pode induzir as células produtoras de insulina a se regenerarem em uma taxa de 5 a 8% por dia. A descoberta, publicada no periódico Journal Cell Metabolism, é um passo fundamental na busca de uma cura para o diabetes.

"Foi a primeira vez que conseguimos ver taxas de replicação de células beta suficientes para tratar a doença", diz Andrew F. Stewart, principal autor do estudo.

A equipe de cientistas já havia identificado uma pequena molécula que aumenta a taxa de proliferação de células beta de 1,5 a 3%. No novo estudo, os pesquisadores revelaram como a adição de uma pequena molécula de uma classe diferente de droga aumentou a taxa de proliferação para uma média de 5 a 8%.

"O próximo grande obstáculo é descobrir como entregar essas drogas diretamente ao pâncreas", conta Stewart.

O diabetes pode ter duas causas diferentes: nos pacientes com diabetes tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com diabetes tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar o hormônio produzida de forma adequada.

Embora os dois tipos tenham diferenças, estudos recentes revelam que o diabetes tipo 1 e tipo 2 compartilham uma característica importante: uma diminuição no suprimento de células beta produtoras de insulina.

A combinação das drogas, no caso, trataria ambos os tipos. As descobertas mostram que a combinação de fármacos funciona em células beta que cresceram a partir de células estaminais humanas e de pessoas com diabetes tipo 2.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube