Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Aumento de peso contribui para mais de 7% dos casos de câncer

Controlar a balança com dieta saudável e exercícios pode diminuir risco de câncer - iStock
Controlar a balança com dieta saudável e exercícios pode diminuir risco de câncer Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/01/2019 20h18

O câncer ainda assusta pela alta taxa de mortalidade. Assim, todo esforço para desvendar os mecanismos da doença contam e podem ajudar a aprimorar o tratamento e a prevenção. Em um novo estudo, pesquisadores mostraram que o peso corporal pode ser um fator importante nessa equação. 

O relatório, publicado no jornal científico Jama Oncology, descobriu que mais de 7% dos casos de câncer nos EUA são atribuíveis ao excesso de peso corporal. De forma mais minuciosa, a análise identificou que de 2011 a 2015, entre pessoas com 30 anos ou mais, 4,7% dos cânceres em homens e 9,6% em mulheres eram associados ao excesso de peso. Isso representa cerca de 37.670 tumores em pessoas do sexo masculino e 74.690 do feminino por ano.

Em entrevista ao jornal americano The New York Times, o autor do estudo e diretor científico da Sociedade Americana de Câncer, Farhad Islami, escancarou um cenário pessimista ao dizer que a porção atribuível à gordura dos casos de câncer provavelmente aumentará nos próximos anos com o aumento da obesidade.

Para evitar um aumento de casos e tentar controlar a saúde da população, mudanças de hábitos são as mais indicadas. "O governo também poderia ajudar com zoneamento e licenciamento para incentivar mais alimentos frescos, impostos sobre bebidas açucaradas, intervenções na escola e no local de trabalho. É importante que as autoridades no nível estadual e local implementem algumas intervenções para reduzir o peso corporal," disse Islami em entrevista ao jornal. 

Enquanto nenhuma destas medidas é adotada, o conselho para não correr maiores riscos de câncer é manter o peso saudável, controlar a balança com alimentação saudável e prática de exercícios.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube