Topo

Propaganda de água alcalina é vetada; esse produto tem benefícios?

A Minalba tem 60 dias para encerrar qualquer publicidade que leve a crer que o pH alcalino traz algum benefício à saúde - Getty Images
A Minalba tem 60 dias para encerrar qualquer publicidade que leve a crer que o pH alcalino traz algum benefício à saúde Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

30/11/2018 10h14Atualizada em 13/04/2021 08h55

A marca Minalba precisou retirar do ar uma campanha publicitária sobre suas águas alcalinas por determinação da Justiça. Isso porque houve veiculação de publicidade enganosa e prática de concorrência desleal por parte da marca, segundo entendimento do juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo.

"[A propaganda] leva o consumidor a crer [que a água ser alcalina] é uma propriedade benéfica tal qual o baixo teor de sódio, com intuito marqueteiro e sem comprovação científica. E a ré não conseguiu demonstrar o fundamento científico da associação. Pelo contrário, afirmou 'que se trata de uma questão ainda em discussão dentro do meio científico' de modo que a publicidade pode ser considerada enganosa," escreveu Bedendi em seu despacho.

Assim, a Minalba tem 60 dias para encerrar qualquer publicidade que leve a crer que o pH alcalino traz algum benefício à saúde.

VEJA TAMBÉM:

Mas água alcalina faz bem para a saúde?

Uma água alcalina é aquela que tem o pH acima de 7. Existe uma lenda de que ela é melhor para a saúde e muitas pessoas compraram a ideia e começaram a comprá-la, mesmo sendo mais cara.

O pH é o potencial hidrogeniônico que ela tem, ou seja, a quantidade do íon H+, e que varia entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Ela se torna alcalina a partir do pH 7 (até o 14), o que segundo alguns seria a melhor para saúde.

"Bem, desculpe-me por ter que revelar isso, mas não há exatamente nada que essa quantidade de íon H+ maior ou menor possa fazer pela saúde das pessoas", diz Marcio Atalla, educador físico e colunista do VivaBem.

O argumento de que a água alcalina equilibraria a acidez no estômago é totalmente infundado. O ambiente estomacal tem pH na faixa de 2,5 a 3, que é produzido pelo ácido clorídrico, isso é o normal. Não está errado, a pessoa não está doente.

Ao beber água alcalina a fim de reduzir a acidez do organismo, sabe o que acontece dentro do estômago? Nada. O ácido clorídrico é muito mais forte e não está lá no estômago por acaso: ele faz parte do suco gástrico é um dos responsáveis pela nossa digestão.

"Dizer, ainda, que o pH da água pode melhorar a acidez do sangue é igualmente mentiroso", comenta Atalla. E a explicação é muito simples: o pH do sangue varia entre 7,35 e 7,45, e por ter essa oscilação mínima entre o maior e menor número, nosso corpo tem mecanismos refinadíssimos para mantê-lo dentro dessa faixa. Portanto, sua variação não seria benéfica, ao contrário, poderia ser mortal.

Além disso, segundo artigo científico publicado em setembro no International Journal of Nutrology, o pH da água não interfere na saúde e no bom funcionamento do organismo, não estando atrelado ao desenvolvimento ou prevenção de doenças. Tal fato também é defendido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que desde 2007 defende que o pH da água não interfere na saúde das pessoas.

Nosso corpo não precisa da ajuda de uma água com pH maior ou menor para funcionar melhor. A água alcalina não causa danos ao corpo, mas também não traz benefícios, apenas é mais cara. O que nosso organismo realmente precisa é de água limpa, potável, em boas quantidades ao longo do dia.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
O pH 7 já é considerado alcalino. A informação foi corrigida no texto.
pH é o potencial  hidrogeniônico e não o percentual, como havia sido informado.