Topo

Tudo sobre Diabetes

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Diabetes: diminuir consumo de carnes melhora controle da glicose

Nova análise encontra mais benefícios de uma dieta baseada em vegetais - iStock
Nova análise encontra mais benefícios de uma dieta baseada em vegetais Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

31/10/2018 12h22

Reduzir a ingestão de alimentos de origem animal parece ajudar a melhorar o controle da glicose e o bem-estar psicológico de pessoas com diabetes, segundo um novo estudo.

Publicada no periódico BMJ, a pesquisa analisou 11 estudos com um total de 433 participantes. A análise mostrou que os indivíduos com uma dieta vegetariana ou com base em plantas tiveram melhorias significativas em sua saúde física e emocional. Indivíduos que apresentaram sintomas depressivos também notaram melhorias.

Especificamente, a dor no nervo (neuropatia) relacionada ao diabetes melhorou mais nos grupos que comiam mais vegetais e os níveis de glicose em jejum caíram mais acentuadamente, o que é um sinal de melhora no controle da glicose.

Veja também:

Os níveis de HbA1c —um marcador de glicemia média nas últimas semanas ou meses— também caíram para esses indivíduos, assim como a perda de peso —eles perderam quase o dobro do peso. Além disso, os níveis de gordura no sangue caíram mais rapidamente nos grupos que consumiram uma dieta vegetariana ou baseada em vegetais.

Além disso, em seis dos estudos analisados, os que seguiram as dietas vegetarianas foram capazes de parar de tomar ou reduzir seus medicamentos para diabetes ou pressão arterial.

De acordo com os autores, os resultados são importantes. Já era sabido que a redução no consumo de carne poderia ajudar no controle da doença, mas o impacto no bem-estar psicológico é relativamente novo.

Para se ter ideia, o risco de depressão entre pessoas com diabetes tipo 2 é quase duas vezes maior do que o da população em geral, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em 2012. Os aspectos psicológicos do diabetes podem criar uma espiral negativa, pois a depressão torna mais difícil para as pessoas comerem de forma saudável, fazer exercícios regularmente e seguir as rotinas de medicação.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube