Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que pode ser difícil terminar o namoro mesmo se você estiver infeliz?

Ao notar um companheiro comprometido, projetamos esperanças para o futuro e damos uma segunda chance, diz pesquisa - iStock
Ao notar um companheiro comprometido, projetamos esperanças para o futuro e damos uma segunda chance, diz pesquisa Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

24/10/2018 19h59

Em algum momento da vida você pode se encontrar em um relacionamento romântico que te deixa infeliz, e, mesmo sabendo disso, não consegue desapegar. É comum que nessa situação você se pergunte: por que persisto se posso simplesmente terminar? Um novo estudo, publicado no periódico científico Journal of Personality e Social Psychology, encontrou uma resposta para o comportamento.

Podemos acreditar que o relacionamento triste se torna “normal” para a pessoa, algo que ela fica habituada e tem medo de trocar pelo desconhecido da solteirice. Ou então, o parceiro infeliz tem medo de que, uma vez que termine a relação, não consiga encontrar um companheiro melhor. Até estudos anteriores corroboravam para esse perfil, mas não é nada disso.

VEJA TAMBÉM:

A nova pesquisa evidenciou que a decisão de permanecer em um relacionamento insatisfatório pode surgir de um lugar de altruísmo, e não de egoísmo ou insegurança.  Os cientistas afirmam que um fator-chave é sentir o quanto o outro está envolvido.

“Quando as pessoas percebem que o parceiro está altamente comprometido com o relacionamento, é menos provável que terminem. Isso se mostrou verdade mesmo para pessoas que não estavam realmente comprometidas ou que estavam insatisfeitas no relacionamento”, disse Samantha Joel, que colaborou com o estudo. “Geralmente não queremos prejudicar nossos parceiros e nos importamos com o que eles querem, então seguimos”.

Além disso, ao notar o companheiro totalmente comprometido com o relacionamento projetamos esperanças para o futuro. O parceiro infeliz opta por dar uma segunda chance ao namoro, cria a esperança de que será capaz de reavivar o romance, uma vez que o outro segue tão empolgado.

Mas cuidado, essa esperança pode ser infundada. “Uma coisa que não sabemos medir é quão precisa são as percepções das pessoas. Você pode ter superestimado o comprometimento do seu namorado -achando que ele está feliz, mas ele está tão cansado quanto você”, explicou Joel.

Joel observou que, embora haja uma chance de que o relacionamento melhore, o que pode valer a pena, o oposto pode realmente acontecer, e a vida do casal pode se deteriorar mais, prolongando a agonia. Ficarão os dois tristes.

Outro ponto mencionado no artigo é que, mesmo que o outro parceiro seja verdadeiramente amoroso e esteja comprometido, pode não ser bom permanecer em um namoro quando temos dúvidas sobre o futuro. “Afinal, quem quer um parceiro que não queira estar em um relacionamento?", enfatiza Joel. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube