Topo

Receita de bolo de chocolate integral e com abobrinha

Bolo integral leva abobrinha na massa para acrescentar fibras - iStock
Bolo integral leva abobrinha na massa para acrescentar fibras Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

23/10/2018 03h55

Fazendo algumas mudanças na receita tradicional, não tem por que dizer adeus a essa delícia. Nesse caso, a nutricionista Verônica Laino explica que os ingredientes comuns do bolo --farinha de trigo, açúcar e óleo -- precisam ser substituídos por outros mais saudáveis, como farinha e farelo de aveia e açúcar demerara.

Aqui, a nutricionista ainda incorpora abobrinha à receita. "Neste bolo fit, reduzimos mais o óleo e o açúcar do que a farinha, que é usada na versão de aveia. Dá perfeitamente para consumir bolo caseiro sem sair da dieta", completa Verônica.

Ingredientes do bolo de chocolate com abobrinha

  • 4 ovos
  • 2 abobrinhas italianas pequenas
  • 1 xícara (de chá) de farinha de aveia
  • 1 xícara (de chá) de farelo de aveia
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara
  • 1/3 xícara (de chá) de cacau em pó 100% (se for usar chocolate em pó, faça a seguinte substituição: 1/3 xícara de açúcar + 1/2 xícara de chocolate)
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico

Como fazer o bolo de chocolate com abobrinha

Lave as abobrinhas, corte-as em rodelas e reserve. No copo do liquidificador, bata os ovos por 30 segundos. Adicione o açúcar e bata por mais 30 segundos. Acrescente a abobrinha e bata por mais 1 minuto. Reserve.

Em uma tigela, junte a aveia e o cacau misturando bem. Adicione os ovos batidos e misture tudo até ficar homogêneo. Junte o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma redonda com furo no meio previamente untada com óleo de coco e polvilhada com cacau em pó.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Faça o teste do palito: quando sair seco, o bolo está pronto.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube