Queda de cabelo é igual em homens e mulheres? Não! Entenda as diferenças

Se você tem notado menos fios na cabeça e mais no ralo do banheiro, no travesseiro, na escova ou nas roupas, ou uma mudança na espessura dos cabelos, fique atento: você pode estar sofrendo de calvície, também conhecida como alopecia androgenética.

Apesar de ser bem mais comum nos homens (andro = masculino), a doença também pode deixar as mulheres carecas. Entenda como ela se dá em cada gênero.

Ocorrência

Aproximadamente 50% dos homens e 40% das mulheres acima dos 50 anos têm alopecia, embora o problema possa aparecer na adolescência. A proporção é maior neles porque a causa da calvície tem a ver com a testosterona, hormônio masculino que, quando convertido em um derivado chamado DHT (dihidrotestosterona), age no bulbo capilar promovendo o afinamento dos fios. Mais fracos, eles vão desaparecendo.

As mulheres também produzem testosterona, mas em quantidade menor. Daí sofrerem menos de calvície.

Idade

No homem, a calvície pode aparecer em qualquer a partir da puberdade, mas 90% dos que possuem o gene da doença apresentam sintomas a partir dos 40 anos. O motivo da predominância nessa faixa etária é desconhecido.

A alopecia feminina manifesta-se de forma mais pontual. Os primeiros sinais podem surgir na adolescência em decorrência de algum desequilíbrio hormonal. É o caso de mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP), condição em que os níveis de testosterona ficam aumentados no organismo feminino —por isso é que pacientes com SOP também apresentam pele oleosa e aumento de pelos corporais, que têm a ver com níveis aumentados do hormônio masculino.

Perto da menopausa, quando a produção dos hormônios femininos cai e a testosterona atua com mais intensidade, é quando a maioria das mulheres geneticamente predispostas começa a manifestar a perda dos fios.

Velocidade da queda

O cabelo tem um ciclo de crescimento, estabilização e queda que dura de 10 a 18 meses. A velocidade de crescimento e a espessura dos fios depende da genética individual e da influência de fatores como raça, idade e tipo de alimentação.

Continua após a publicidade

O volume de perda varia de uma pessoa para outra e pode oscilar entre 50 e 200 por dia. Em condições normais (sem alopecia), quando acontece a queda de fios da cabeça, outros já estão nascendo no mesmo local. Com a doença, essa troca não chega a acontecer, ou seja, o mais importante para detectar se há algo fora do normal é observar a relação entre perda e ganho de cabelo.

Locais de perda de fios

As entradas frontais e a parte alta atrás da cabeça (região occipital) são as áreas onde os homens mais perdem cabelo; nas mulheres, o cabelo vai ficando ralo principalmente no topo da cabeça, mas é comum uma perda difusa, que deixa todo o couro cabeludo mais aparente.

No couro cabeludo, duas enzimas são responsáveis por metabolizar o hormônio masculino, a testosterona. Uma delas é a 5 alfa redutase, que atua principalmente na região occipital e nas entradas, nos homens, e na coroa, nas mulheres. Por essa razão, os fios nestes locais estão mais sujeitos ao processo de involução e morte.

A outra é a aromatase, que converte a testosterona em estradiol, um hormônio feminino. Essa enzima está mais presente na parte de trás do couro cabeludo. Em resumo, tudo vai depender da concentração e da captação pelo bulbo capilar dos receptores de DHT em cada subrregião, que são definidas geneticamente.

Tratamentos

O diagnóstico precoce é fundamental para começar logo o tratamento adequado e evitar (ou, pelo menos, retardar) ficar careca. O mais comum é tomar medicações tópicas e remédios que bloqueiam a ação do derivado da testosterona, o DHT. Existem, ainda, diversos procedimentos, como o laser e o microagulhamento, que podem ser associados para conseguir melhores resultados.

Continua após a publicidade

Nos homens, a alopecia pode ser tratada com uma medicação que consiste em inibir a enzima 5 alfa redutase. Esse medicamento reduz os níveis do DHT, promove uma menor ligação aos seus receptores, e como consequência, interrompe a evolução da calvície. Em alguns casos, há a reversão parcial do quadro. Essa droga é contraindicada para mulheres.

A calvície feminina pode ser tratada com substâncias usadas localmente no couro cabeludo —a progesterona tópica, por exemplo, tem uma resposta clínica positiva.

Duvide de receitas caseiras e jamais faça uso de automedicação para recuperar o cabelo perdido. Converse com um dermatologista, de preferência especialista em cabelo, para chegar ao melhor tratamento para o seu caso.

Fontes: Luciano Barsanti, médico tricologista e diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo; Letícia Contin, dermatologista do Dermavive; e Rubem Miranda, dermatologista especialista em restauração capilar.

*Com matéria publicada em 07/11/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes