Topo

Tudo sobre Hipertensão

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Dormir no mesmo horário reduz risco de obesidade e hipertensão em adultos

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/09/2018 14h42

Ter uma boa noite de sono ajuda no funcionamento do organismo, bem-estar e pode prevenir diversas doenças. Agora, um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, confirmou que ter um horário regular para dormir e despertar é importante para a saúde cardíaca e metabólica entre adultos mais velhos.

Ao analisar 1.978 adultos idosos, os cientistas descobriram que pessoas que tinham um sono irregular pesavam mais, tinham mais açúcar no sangue, pressão arterial mais alta e um risco mais alto de ter um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) dentro de 10 anos do que aqueles que dormiram e acordaram no mesmo horário todos os dias.

Os que não tinham um padrão regular de sono também eram mais propensos a relatar depressão e estresse do que os que dormem regularmente, ambos os quais estão ligados à saúde do coração.

VEJA TAMBÉM

Durante o trabalho científico, os participantes usaram dispositivos que rastreavam os horários de sono. Além disso, os autores levaram em consideração mudanças sutis nos horários em que os voluntários iam para cama, como por exemplo, 22h ou 22h10.

O estudo também acompanhou a duração do sono dos participantes e o horário preferido —se alguém ia dormir cedo ou se preferia ir para cama mais tarde. Os cientistas descobriram que as pessoas com hipertensão tendem a dormir mais horas, e as pessoas com obesidade tendem a ficar acordadas até mais tarde.

Como era de se esperar, os que dormiam irregularmente experimentavam mais sonolência durante o dia e eram menos ativos. Os autores planejam realizar mais estudos para determinar como a biologia causa mudanças na regularidade do sono.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube