Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Viver em locais com mais verde pode beneficiar a memória de crianças

gradyreese/Istock
Imagem: gradyreese/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/09/2018 09h50

Crianças que vivem em bairros arborizados, com maior presença da natureza, tem uma melhor memória de trabalho – que está ligada ao desempenho cognitivo e permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada – de acordo com um estudo publicado no periódico British Journal of Educational Psychology.,

Veja também:

Para chegar aos resultados, os cientistas recrutaram 4.758 crianças de 11 anos que viviam em áreas urbanas na Inglaterra, e a partir de testes, puderam analisar que uma menor quantidade de espaço verde na vizinhança estava relacionada à uma pior memória dos participantes – relação mantida independentemente do nível econômico do bairro.

"Nossas descobertas sugerem um papel positivo dos espaços verdes no funcionamento cognitivo. A memória é uma importante habilidade cognitiva que está fortemente relacionada com o desempenho acadêmico na infância", disse Eirini Flouri, um dos pesquisadores responsáveis pela análise.

"Se a associação que estabelecemos entre o espaço verde da vizinhança e a memória de trabalho das crianças é causal, então nossas descobertas podem ser usadas para decisões sobre educação e planejamento urbano."

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube