Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


4 dicas para desenvolver sua autoestima

Autoestima como desenvolver - iStock
Autoestima como desenvolver Imagem: iStock

Carol Salles

Colaboração para VivaBem

24/08/2018 04h04

Pode até parecer papo de autoajuda barata, mas gostar de si mesmo, ter a autoestima elevada e cultivar o amor-próprio está relacionado com a boa saúde mental e bem-estar.

Mas, afinal, o que é exatamente autoestima? O termo, um sinônimo de amor-próprio, consiste num conjunto de pensamentos e sentimentos a respeito de si mesmo com relação ao seu valor, suas boas qualidades. Tem a ver com ter orgulho das coisas que se consegue fazer.

Por outro lado, a baixa autoestima está associada ao humor negativo, à percepção de incapacidade, delinquência, depressão, ansiedade social, entre outros problemas.

Veja também:

Um estudo, realizado pela Universidade Aberta de Amsterdã, na Holanda, revelou que pessoas com baixa autoestima sentem-se mais vulneráveis em relações amorosas, têm dificuldade em acreditar no amor e apoio do parceiro e, por isso, costumam se arrepender de pequenos sacrifícios feitos em nome do relacionamento --o que, por sua vez, causa estresse, sentimentos negativos e diminui a satisfação com a própria vida. Participaram do estudo 130 casais sem filhos e que estavam juntos há pelo menos quatro meses.

Como desenvolver mais autoestima

Infelizmente não há um caminho simples para ser trilhado na busca para ter mais amor-próprio. Muitas vezes é necessário ter ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo. A autoestima se desenvolve ao longo dos anos e é preciso analisar o que aconteceu, caso ela seja baixa. Ainda assim, existem algumas medidas que podem ser tomadas por aqueles que buscam melhorar a autoestima.

1. Investir no autoconhecimento

Descubra em si mesmo aquilo que você tem que é passível de ser amado. Para isso, faça uma lista no papel de pelo menos 20 qualidades suas. A ideia é que seja uma lista longa mesmo, para fazer pensar. E não entram qualidades ligadas a trabalho, como proatividade ou organização --pense em você de maneira mais ampla, como ser humano, e não trabalhador. Outra maneira é ter uma conversa franca com uma pessoa na qual confia e que conhece você bem. Peça que ela destaque quais são suas qualidades e justifique-as. Explique que é um exercício, um trabalho, por isso, é preciso sinceridade.

2. Pratique mindfulness

O exercício de estar presente no aqui e agora, sem julgamentos, parece ter efeito positivo na maneira como seus praticantes se enxergam. Um estudo feito pela Griffith University, na Austrália, com 117 voluntários, todos estudantes de psicologia, comprovou aumento de autoestima no grupo que recebeu um treinamento de 15 minutos em mindfulness. Veja como começar a praticar mindfulness aqui.

3. Tenha objetivos de vida

São eles que nos motivam e nos movem para seguir adiante e tentar resultados diferentes em nossas vidas. Não precisam ser grandes coisas, de início --estabelecer pequenas metas e se esforçar para cumpri-las já basta para fomentar um sentimento positivo a seu respeito. Comece com itens como fazer uma viagem a um destino dos seus sonhos, especializar-se em um assunto que você gosta, etc.

4. Pare de se comparar

Não acredite em tudo o que exibem as redes sociais --ninguém mostra o lado ruim ou feio da vida, apenas o que é bom e belo. Comparar a sua vida com uma rotina idealizada (e que muitas vezes não é real) pode levar a pensamentos ruins sobre você mesmo.

Fontes: Claudio Simon Hutz, professor do Instituto de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lilian Graziano, psicóloga e diretora do IPPC Brasil (Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento), Sônia Maria Guedes Gondim, professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Marcelo Bueno, master coach da SBCoaching.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook - Instagram - YouTube