Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Colesterol alto aumenta risco de doença cardíaca mesmo para pessoas jovens

zeljkosantrac/Istock
Imagem: zeljkosantrac/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

21/08/2018 12h53

Não só os adultos devem se preocupar com os níveis de colesterol. Cada vez mais, pessoas jovens --e muitas vezes magras -- apresentam o problema.

Um novo estudo observacional publicado no periódico Circulation sugere que o alto nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) está relacionado a doenças cardiovasculares e maior chance de morte, inclusive para pessoas jovens e para aquelas que apresentam baixos riscos de problemas no coração.

Veja também:

Por levar ao acúmulo de lipídios nas artérias, o que pode afetar o fluxo sanguíneo do coração, este tipo de gordura é perigoso e aumenta o risco cardiovascular.

Especificamente, os pesquisadores queriam descobrir se os indivíduos atualmente considerados com baixo risco de doenças cardíacas poderiam se beneficiar aprendendo a controlar seus níveis de colesterol, a fim de evitar complicações futuras.

Os responsáveis recrutaram 36.375 participantes - dos quais 72% eram homens - com idade média de 42 anos e livres de diabetes e doenças cardiovasculares.

Após acompanhá-los por 27 anos, os cientistas concluíram que mesmo para pessoas com baixo risco de doença cardiovascular, o perigo ainda pode ser grande se os níveis não forem controlados.

"Mesmo aqueles com baixo risco devem buscar um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos, para manter os níveis baixos”, aconselha Shuaib Abdullah, professor da University of Texas Southwestern Medical Center e responsável pelo estudo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube