Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fumar narguilé por 30 minutos já aumenta riscos de doenças do coração

A frequência cardíaca dos jovens aumentou 16 batimentos por minuto  - iStock
A frequência cardíaca dos jovens aumentou 16 batimentos por minuto Imagem: iStock

Do VivaBem

07/08/2018 11h22

Fumar cigarros tradicionais causa vários problemas sérios de saúde, mas muitas pessoas acham que alternativas como cigarros eletrônicos ou narguilé são menos prejudiciais. No entanto, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, mostrou que a fumaça que sai do narguilé tem efeitos na frequência cardíaca, pressão arterial e rigidez arterial.

Os pesquisadores investigaram os efeitos cardiovasculares ao fumar narguilé em 48 adultos jovens saudáveis e que não tinham o hábito de fumar cigarros tradicionais. Ao analisar os participantes, os cientistas perceberam que após apenas 30 minutos de uso, a frequência cardíaca dos jovens aumentou 16 batimentos por minuto e a pressão arterial também foi elevada.

Leia também:

Além disso, os pesquisadores descobriram que fumar narguilé aumenta a rigidez arterial em um grau comparável ao dano causado pelo cigarro tradicional --essa rigidez é um preditor de acidente vascular cerebral.

Os autores relatam preocupações adicionais. "Sabemos que os produtos de tabaco com sabor são frequentemente o primeiro tipo usado pelos jovens", diz a principal autora do estudo, Mary Rezk-Hanna. Um dos principais problemas com o narguilé é o fato de que o tabaco é aromatizado com sabores de frutas, doces e álcool, tornando-o o produto de tabaco com sabor mais popular entre esse público.

"Nossas descobertas desafiam o conceito de que o fumo de narguilé com sabor de frutas é uma alternativa saudável ao tabaco. Não é", conclui Rezk-Hanna.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) adverte que "ao contrário do que se acreditava na tradição antiga, a fumaça que sai de um narguilé contém inúmeros tóxicos conhecidos por causar câncer de pulmão, doenças cardíacas e outras doenças".

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube