Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Como escolher o top ideal para treinar e evitar a flacidez nos seios

Usar um top apropriado evita dores que podem até interromper a atividade física - iStock
Usar um top apropriado evita dores que podem até interromper a atividade física Imagem: iStock

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

22/06/2018 04h00

Não é apenas estética. Usar um top apropriado é imprescindível para proteger os seios durante o exercício. Quando você corre --seja em um treino de corrida, seja em um jogo de handebol --, as mamas "desenham" um "8" na horizontal. Se não for evitada, essa movimentação pode gerar incômodos durante ou depois da atividade física e, em longo prazo, causar flacidez. Isso porque ela pode afetar os ligamentos de Cooper, tecidos responsáveis por manter as mamas firmes

“Os seios se movem em três dimensões: para cima e baixo; para dentro e fora da caixa torácica; e lateralmente. Em excesso, isso pode prejudicar a postura na atividade física, causar dor e limitar a prática esportiva”, alerta Michelle Norris, especialista em biomecânica do exercício e pesquisadora sênior no Research Group in Breast Health, da Universidade de Portsmouth (Inglaterra), em entrevista para o VivaBem. 

Veja também:

Encontre o modelo adequado

exercício, alongamento, mulher, corrida  - iStock - iStock
O top ideal não pode ser muito apertado e nem ficar muito solto
Imagem: iStock
Na hora de comprar um top, você não pode deixar de observar três pontos: ajuste, suporte e design. O encaixe perfeito acontece quando a peça não aperta muito --a ponto de causar desconforto ou pressionar parte dos seios para fora -- nem fica muito solta, com pequenas dobras no tecido. Se você precisar puxar muito as alças para ajustar o top ao corpo, o tamanho está errado.

“Um modelo muito largo não garante sustentação, enquanto um muito apertado pode prejudicar a circulação sanguínea e limitar os movimentos”, destaca Rodrigo Brochetto, médico do esporte pela Universidade de São Paulo, que atende na clínica Care Club, em São Paulo. O ideal é conseguir passar dois dedos entre as alças e a faixa peitoral, que fica logo abaixo dos seios.

Um dica na hora da compra é dar uma corridinha pela loja ou uns saltos para cima, assim você consegue ter uma ideia do suporte oferecido.

Cada tamanho de seio pede um modelo

top esportivo, vestiário academia, treino - iStock - iStock
Independentemente do modelo, o top deve fornecer suporte e ajuste adequados
Imagem: iStock
Para dar sustentação a seios grandes, os modelos com alças ajustáveis e largas são os mais recomendados. Evite os de alças finas, que podem não suportar adequadamente o peso das mamas e ainda machucar --pois as tiras pequenas acabam pressionando muito a pele. Os modelos “cápsula” também são ótima opção para mulheres com seios grandes. Eles geralmente possuem fecho na parte de trás e um recorte que "encapsula" cada mama separadamente, acompanhando seu desenho, e garantem boa sustentação. 

os chamados tops de compressão, sem fecho, são indicados para quem tem seios pequenos ou médios. Em mulheres com busto maior, esse tipo tende a limitar os movimentos dos ombros. Há ainda uma terceira opção que une o encapsulamento e a compressão, ideal para seios médios a grandes. “É muito importante selecionar um top que você percebe que garante ajuste e suporte corretos, independentemente do estilo”, orienta Norris.

O tipo de exercício que você faz importa

Exercício, abdominal, treino, top esportivo - iStock - iStock
Em atividades sem impacto, como musculação e pilates, você pode usar tops com menos sustentação
Imagem: iStock
Há tops com leve, média e alta sustentação. A sustentação mais elevada é indicada para atividades que geram bastante impacto, como corrida, futebol e crossfit. Para quem gosta de pedalar ou jogar tênis, por exemplo, indica-se a sustentação média. E, para atividades leves, como pilates e ioga, os tops de menor sustentação atendem suas necessidades.

As peças de estilo nadador ou com as costas no formato “X” são excelentes para uso na musculação, pois ajudam a aliviar a sobrecarga nos ombros. Se não encontrar a informação sobre o nível de sustentação da peça na hora da compra, pergunte ao vendedor ou entre em contato direto com o serviço de atendimento da marca.

O tecido ideal

Top esportivo, roupa de treino, academia - iStock - iStock
Tops com tecidos específicos para a prática esportiva facilitam a evaporação do suor e ajudam na performance
Imagem: iStock
Evite usar modelos feitos de tecidos densos, como o algodão, para treinar. O material impede que a pele respire e acumula suor. Poliamida e elastano são materiais "fresquinhos" e macios, que se ajustam perfeitamente ao corpo e não geram tanto atrito com a pele --o que pode causar assaduras e irritações. Tops com esses tecidos geralmente são desenvolvidos com tecnologias que facilitam a evaporação do suor e mantêm a pele seca. Por isso, tendem a ajudar na performance e geralmente são as melhores apostas para qualquer atividades física.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube