Topo

Composto encontrado no chá-verde protege o coração da aterosclerose

Substância pode evitar infarto e derrame - Getty Images
Substância pode evitar infarto e derrame Imagem: Getty Images

Do VivaBem

04/06/2018 12h32

Conhecido por ser um anticancerígeno natural, o chá-verde também traz benefícios para o coração. De acordo com um novo estudo, uma molécula encontrada nesse tipo de chá protege o órgão da aterosclerose (formação de placas na parede das artérias), problema que costuma causar infarto e derrame.

Alguns fatores de risco para essa doença são muito comuns, como sobrepeso, diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Por esse motivo, encontrar um meio fácil de prevenção deixou uma equipe de pesquisadores da Universidade de Lancaster e da Universidade de Leeds, ambas no Reino Unido, animados.

Leia também:

O estudo, publicado no periódico Journal of Biological Chemistry, descobriu que uma substância química encontrada no chá-verde, preto e branco, mas mais abundante nas folhas secas de chá-verde, impede a formação das placas nas artérias.

Na aterosclerose, uma proteína chamada apoA-1 adere às placas, tornando-as maiores e restringindo ainda mais o fluxo sanguíneo. No entanto, o composto epigalocatequina-3-galato (EGCG), encontrado no chá-verde, quebra a apoA-1 em moléculas menores e mais solúveis, com menor probabilidade de restringir o fluxo sanguíneo.

O problema é que, para obter níveis adequados de EGCG na corrente sanguínea, é preciso beber uma quantidade enorme e provavelmente perigosa de chá-verde. "Isso quer dizer que é improvável que tomar muito chá faça uma grande diferença no que diz respeito à saúde do coração", diz Jeremy Pearson, diretor médico associado da British Heart Foundation.

Pearson acredita que criar um medicamento com o tal composto do chá é mais viável. "Ao manipularmos a molécula, poderemos fazer novos medicamentos para tratar o infarto e o derrame."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube