Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quer proteger a saúde do seu pulmão? Coma frutas e vegetais de cor escura

Após os 30 anos, a função pulmonar começa a declinar lentamente em todos nós. - iStock
Após os 30 anos, a função pulmonar começa a declinar lentamente em todos nós. Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/05/2018 13h08

Adicionar mais uvas, além de frutas e vegetais de pigmentação escura em sua dieta --como morango, mirtilo e batata-roxa -- é uma maneira saborosa de estimular a saúde pulmonar, sugere uma nova pesquisa norte-americana.

Esses alimentos são fonte de ?antocianinas, um tipo específico de flavonoides. Segundo os pesquisadores, quem consome regularmente a substância mantém uma melhor função pulmonar conforme envelhece. 

Leia também:

Vanessa Garcia-Larsen, principal autora do estudo, explicou que uma dieta rica em frutas e vegetais ajuda a preservar a funcionalidade do pulmão e reduz o risco de desenvolver doenças respiratórias mais tarde na vida.

Ela revela que, quando as pessoas têm 30 anos, geralmente atingem sua capacidade pulmonar máxima. Após esse período, a função pulmonar começa a declinar lentamente para todos nós.

A velocidade de declínio varia de uma pessoa para outra, dependendo de fatores como tabagismo, atividade física, exposição a certos poluentes e a presença de outras condições médicas. De acordo com os pesquisadores, alimentos processados foram apontados em estudos anteriores como fatores que ajudam a acelerar essa perda pulmonar.

O novo estudo, porém, descobriu que aqueles que comiam uma grande quantidade de frutas e vegetais de cor escura tinham um declínio mais lento a cada ano na função pulmonar, em comparação com aqueles que ingeriam menos desses alimentos cheios de antocianina.

No entanto, o estudo foi projetado apenas para encontrar uma associação e não pode provar causa e efeito. Por isso, as conclusões precisam ser melhor estudadas.

Compostos saudáveis

As antocianinas demonstraram ter efeitos realmente positivos sobre a saúde, exatamente por serem cheias de antioxidantes. Além disso, ao consumir alimentos do tipo, a pessoa ainda encontra muitos outros compostos saudáveis em sua composição, deixando menos espaço no prato para itens que não fazem tão bem.

O estudo incluiu 463 adultos da Noruega e da Inglaterra, com idade média de 44 anos. Todos preencheram questionários dietéticos e um teste de função pulmonar no início do estudo. Dez anos depois, a função pulmonar foi testada novamente.

Os pesquisadores observaram uma relação entre o consumo de antocianina e a saúde dos pulmões --quanto mais as pessoas ingeriam a substância, melhor a saúde do órgão. A conclusão é que tais alimentos ricos em antocianinas podem proteger os pulmões por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que foram amplamente demonstradas em estudos experimentais.

As frutas e legumes de pigmentação escura se mostraram mais úteis para as pessoas que nunca fumaram e naquelas que abandonaram o cigarro. Ou seja, não adianta você continuar fumando e se encher de alimentos fonte de antocianina para melhorar a saúde do seu pulmão. Isso porque a ação antioxidantes e anti-inflamatória dos flavonoides acabarão sendo usadas para tentar minimizar os danos no organismo trazidos pelas toxinas do cigarro, neutralizando os benefícios do nutriente.

Os pesquisadores estão programando apresentar suas descobertas durante uma reunião da American Thoracic Society, em San Diego (EUA), na próxima segunda-feira (28). Resultados apresentados nas reuniões são normalmente vistos como preliminares até serem publicados em um periódico revisado por seus pares.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube