Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Estudo identifica relação entre problema de tireoide e tendência suicida

Pessoas com comportamento suicida têm menor nível do hormônio T3, produzido pela tireoide - iStock
Pessoas com comportamento suicida têm menor nível do hormônio T3, produzido pela tireoide Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

16/05/2018 19h10

Um novo estudo, publicado na Archives of Clinical Psychiatry, revista de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, comparou pacientes com histórico de atitudes suicidas a pessoas que nunca tiveram qualquer ideia de se matar.

Os autores perceberam que alguns indivíduos com comportamento suicida apresentavam um mal funcionamento da tireoide, supondo-se assim uma relação desses fatores. A pesquisa foi realizada no Instituto de Saúde Mental de Punjab e no Centro de Medicina Nuclear do Mayo Hospital em Lahore, ambos no Paquistão.

Veja também:

Para o estudo, foram selecionados pacientes com história pregressa de tentativa de suicídio ou ideação suicida atual para análise do estado da função tireoidiana, com idade entre 15 e 55 anos. Os resultados mostraram que essas pessoas apresentam maior incidência de distúrbio tireoidiano e menor nível do hormônio T3, em comparação com pacientes psiquiátricos não suicidas.

Muitas vezes apontada como culpada pelo ganho de peso, a tireoide é uma pequena glândula que fica no pescoço, na região do gogó. Ela produz hormônios que regulam processos fisiológicos do corpo inteiro, inclusive do coração, cérebro e pulmão. Pode deixar o metabolismo rápido ou devagar demais, levando, por exemplo, a uma parada cardíaca pela aceleração do hipertireoidismo ou pela falta de estímulo no hipotireoidismo. O hipertireoidismo costuma ser mais veloz e agressivo, enquanto o hipo é mais gradual e lento.

O diagnóstico de problemas na tireoide não é difícil. Ele pode ser obtido em uma consulta e confirmado com exames de sangue. A doença geralmente é hereditária, afeta mais as mulheres e acontece em qualquer idade. O tratamento tanto do hiper quanto do hipotireoidismo é feito com medicamentos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube