Topo

Nem todo carboidrato é ruim: macarrão deve fazer parte de dieta saudável

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

03/04/2018 10h44

Os alimentos tidos como "vilões da vez" são os carboidratos, mas um novo estudo sugere que as massas são saudáveis. Publicada nesta terça-feira (3) no periódico BMJ Open, uma pesquisa descobriu que o macarrão não contribui para o ganho de peso ou aumento da gordura corporal e deve fazer parte de uma dieta saudável.

Para chegarem à conclusão, os cientistas canadenses analisaram 30 ensaios clínicos envolvendo quase 2.500 pessoas que comiam massa em vez de outros carboidratos como parte de uma dieta saudável de baixo índice glicêmico (IG).

Ao contrário da maioria dos carboidratos "refinados", como o açúcar, que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, o macarrão tem um baixo índice glicêmico. Ou seja, não eleva muito o açúcar no sangue e não estimula a produção de gordura, deixando a pessoa saciada por mais tempo.

Veja também:

As pessoas envolvidas nos ensaios clínicos, em média, comeram 3,3 porções de massa por semana, em vez de outros carboidratos como pão, arroz e batata. Uma porção é igual a meia xícara de massa cozida. Eles perderam cerca de meio quilo ao longo de um acompanhamento médio de 12 semanas.

"De fato, a análise mostrou uma pequena perda de peso. Por isso, ao contrário das preocupações, talvez a massa possa fazer parte de uma dieta saudável, como uma dieta com baixo IG", diz o autor do estudo John Sievenpiper, cientista do Centro de Nutrição Clínica do Hospital St. Michael, no Canadá.

Como a pesquisa analisou somente dietas de baixo IG, os cientistas alertam que mais estudos são necessários para determinar se a perda de peso se estenderá ao macarrão como parte de outras dietas saudáveis. Mas, se no geral sua alimentação é equilibrada, a massa está liberada.

"Ao pesar as evidências, podemos agora dizer com alguma confiança que a massa não tem um efeito adverso sobre os resultados do peso corporal quando é consumida como parte de um padrão alimentar saudável", diz Sievenpiper.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube