Masturbação diária evita câncer de próstata? Ciência tem um número pra você

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum em indivíduos do sexo masculino, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ainda de acordo com o instituto, a doença é considerada um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo acontecem a partir dos 65 anos.

Praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e consultar-se com um urologista periodicamente após os 40 anos são as principais formas de se proteger do câncer de próstata. No entanto, a ciência estuda outras maneiras de prevenir a doença. E uma delas pode ser algo bem simples e estar, literalmente, ao alcance da mão.

Masturbação evita câncer?

Ejaculações x redução no risco. Apesar de ainda não ser possível afirmar categoricamente que a masturbação previne o câncer de próstata, é bastante provável que a relação exista. Pesquisas realizadas em diferentes universidades mostraram uma correlação entre a quantidade de ejaculações e a redução no risco de câncer de próstata.

Os cientistas descobriram que a incidência da doença é menor em jovens (20 a 30 anos) que gozam de cinco a sete vezes por semana e também em homens mais velhos (na faixa dos 50 anos) que ejaculam uma vez por semana.

21 vezes ou mais. Em 2017, um estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) e publicado pela European Urology concluiu que homens devem se masturbar 21 vezes ou mais por mês para reduzir o risco de câncer de próstata. A pesquisa foi feita com mais de 31 mil homens em um período de 18 anos.

Mas não adianta se masturbar e levar uma vida desregrada. Dieta saudável, prática de exercícios físicos e a realização de exames regulares também são fundamentais na prevenção.

Por que ejacular pode proteger sua próstata?

Uma das explicações é que ao ejacular você elimina toxinas presentes no sêmen. Isso diminui a quantidade de substâncias no organismo que provocam irritação e podem levar ao aparecimento de tumores.

Não é possível determinar, ainda, se há diferença no nível de proteção quando a ejaculação é resultado de masturbação ou relação sexual.

Continua após a publicidade

Fontes: Francisco Kanasiro, médico urologista; e Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncológico.

Com conteúdo publicado em 14/03/2018.

Deixe seu comentário

Só para assinantes