Topo

Peito de peru é mais saudável que presunto? Quanto posso comer de cada?

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para o VivaBem

01/03/2018 04h15Atualizada em 01/03/2018 11h54

Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS), colocou salame, presunto e companhia na lista de produtos cancerígenos, no mesmo patamar de álcool e tabaco. Foi um alerta necessário, uma vez que o consumo exagerado destes petiscos está ligado a uma série de problemas de saúde, não só ao câncer. 

“Além da associação com o câncer por conta dos aditivos químicos como o nitrito, esses alimentos contêm gordura saturada e muito sal, ingredientes que podem aumentar o risco de ataques cardíacos, se ingeridos em excesso”, explicada Indiomara Baratto, professora de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Derrames e dislipidemia, o acúmulo de lipídios no sangue, são outros problemas associados à abundância de gordura saturada. Por isso, o ideal é substituir os embutidos por outras fontes de proteína, como o ovo.

Mas, se você não abre mão de comer, fique abaixo das 50 gramas ao dia, ou 4 fatias de presunto. “Acima desta quantidade, segundo a OMS, o risco de tumores colorretais aumenta 18%”, alerta Adriane Antunes de Moraes, professora de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas. Na hora de comprar, procure os que têm menos sódio e gordura na composição. 

Veja a seguir as características nutricionais dos mais consumidos da categoria*: 

Peito de peru 

Peito de peru - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - três fatias)
Calorias: 42,4
Proteínas: 8,4g
Sódio: 356mg
Gorduras totais: 0,8g

Presunto magro

Presunto - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - três fatias) 
Calorias: 37,6
Proteínas: 5,7g
Sódio: 415,6mg
Gorduras totais: 1,1g

Blanquet

Blanquet - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - cinco fatias) 
Calorias: 38
Proteínas: 6,4g
Sódio: 314mg
Gorduras totais: 0,7g

Mortadela 

Mortadela - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - três fatias médias)
Calorias: 108
Proteínas: 4,8g
Sódio: 485mg
Gorduras totais: 8,6g

Salame 

Salame - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - 10 fatias) 
Calorias: 102
Proteínas: 6g
Sódio: 630mg
Gorduras totais: 12,2g

Presunto parma

Presunto de parma - iStock - iStock
Imagem: iStock
(40g - 6 fatias) 
Calorias: 84
Proteínas: 12g
Sódio: 970mg
Gorduras totais: 4g
*Os valores podem variar de acordo com a marca. 

Peito de peru é mais saudável?

“Durante muito tempo as pessoas consumiram o peito de peru em suas dietas achando que ele não traria problemas ao organismo, o que na verdade é um erro”, aponta Indiomara. Ele de fato tem menos gordura do que outros embutidos, 0,22g por porção de 40 gramas contra 2,5g no apresuntado. Por outro lado, seu teor de sódio é mais elevado, de 498mg a 700mg contra a média de 400mg da maior parte dos apresuntados presentes no mercado. Lembrando que esses valores mudam de acordo com a marca.

Embora as especialistas ouvidas nesta reportagem não apresentem nenhuma opção como a mais saudável, uma alternativa para quem faz questão dos frios é o presunto cozido sem a capa de gordura. “Podemos dizer que ela é menos agressiva”, comenta Indiomara.

Vale a pena maneirar

Lamentamos informar, mas é melhor evitar especialmente salsicha, linguiça, mortadela e bacon. É que eles apresentam quantidades altas de sódio, gordura e aditivos químicos --às vezes, os três juntos. Ninguém está dizendo que eles devem ser eliminados para sempre do cardápio, mas que tal deixá-los para ocasiões especiais?

E tenha em mente que o importante é ter uma dieta balanceada e diversificada. Até mesmo porque o risco oferecido por cada alimento depende também de quem o está consumindo. “O efeito é diferente entre um indivíduo ativo e com boa alimentação e um portador de problemas cardíacos, hipertenso ou sedentário”, compara Indiomara.