Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Cintura e quadril largos aumentam risco de ataque cardíaco em mulheres

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

28/02/2018 17h36

Não é novidade que alguns quilos a mais na balança favorecem o aparecimento de uma série de doenças. Até mesmo onde a gordura está localizada influencia. Segundo estudo publicado no Journal of the American Heart Association, mulheres com cintura e quadril maiores têm mais risco de sofrer um ataque cardíaco.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 500.000 adultos, de 40 a 69 anos, do Reino Unido. Eles descobriram que, embora a obesidade e a gordura em torno do abdômen tenham efeitos prejudiciais no risco de infarto em ambos os sexos, as mulheres foram mais impactadas negativamente por essas medidas.

Veja também:

O estudo sugere que as diferenças na quantidade e na distribuição do tecido adiposo não só resultam em alterações na forma corporal de homens e mulheres, como também podem ter implicações no risco de ataque cardíaco na vida adulta.

"Nossas descobertas sustentam a noção de que possuir mais gordura em torno do abdômen (forma da maçã) parece ser mais perigoso do que a armazenada em torno do quadril (forma da pera)", disse Sanne Peters, autor principal do estudo.

Pesquisas adicionais sobre diferenças de sexo na obesidade podem fornecer informações sobre os mecanismos biológicos e resultar em intervenções para tratar e deter a obesidade.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy