Topo

Está sem tempo e quer um congelado saudável? Aposte na seleta ou hambúrguer

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

27/02/2018 13h13

Nuggets, lasanha, batata frita, pizza. Essas com certeza são opções de alimentos que vêm à sua cabeça quando se fala em congelados. Apesar de a onda das marmitas fit ter estimulado o mercado de congelados e introduzido produtos saudáveis às geladeiras de alguns pontos de venda, ainda é preciso cuidado para não cair em ciladas.

Mesmo sob o título de refeição saudável, o congelado pode ser extremamente industrializado. Alguns deles são ultraprocessados, ou seja, prontos para o consumo, mas cheios de conservantes, corantes, substâncias extraídas de alimentos ou ainda sintetizadas em laboratório, de acordo com a nutricionista Aline Richter, vice-presidente da APAN (Associação Paulista de Nutrição).

Leia também:

“Esse tipo de produto não é recomendado para ninguém, uma vez que pode trazer diversos problemas para a saúde como diabetes, hipertensão e obesidade”, diz ela. Recentemente, inclusive, um estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, relacionou o consumo de ultraprocessados ao câncer.

No entanto, se você não tiver escolha e precisar investir em um alimento congelado, os hambúrgueres e os legumes são os mais recomendados, segundo todas especialistas consultados pela reportagem. “Apesar de ser sempre importante olhar os rótulos, alguns legumes e hambúrgueres têm apenas compostos naturais e sódio controlado”, explica a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em fisiologia do exercício e em nutrição clínica funcional. De acordo com Hasegawa, essas opções costumam ter o "rótulo mais limpo”, com menos substâncias sintéticas.

hamburguer congelado - iStock - iStock
Olhar o rótulo é o melhor jeito de escolher os alimentos mais saudáveis das prateleiras de congelados
Imagem: iStock

Há poucas opções no mercado de hambúrguer ou seleta que passam por estes critérios

Mesmo entre a seleta e o hambúrguer, há os que são melhores. Se for escolher esses alimentos congelados, olhe o rótulo e evite os que contenham os nomes abaixo:

  • Gordura vegetal hidrogenada;
  • Oleosinteresterificados;
  • Xarope de frutose;
  • Isolados proteicos;
  • Agentes de massa;
  • Espessantes;
  • Emulsificantes;
  • Corantes;
  • Aromatizantes;
  • Realçadores de sabor.

Como escolher o melhor congelado?

De forma geral, a única forma de saber se um alimento pronto é saudável ou não é olhando a lista de ingredientes no rótulo mesmo. “Se aparecer um nome esquisito, evite. O ideal é que o rótulo contenha ingredientes naturais, ou seja, comida de verdade. Se não tiver açúcar e conservantes, ótimo, e sódio só até 500 mg por refeição”, diz Hasegawa.

Segundo a nutricionista Daniela Cierro, da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), o prato saudável congelado é aquele que evita preparações fritas submersas em gordura, não utiliza gordura trans e não contém excesso de gorduras totais, sódio e açúcar.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os alimentos apresentam quantidades excessivas de gorduras, açúcar e sódio quando: a quantidade de açúcar representar 10% ou mais do total de calorias; as calorias associadas a todas as gorduras somarem 30% ou mais de todo o valor energético do alimento; a proporção de sódio, em miligramas, em relação às calorias for de um para um ou mais.

Claro que é sempre melhor optar por alimentos frescos, já que alguns nutrientes se perdem no congelamento. “Frutas, verduras e legumes, quando congelados, perdem uma parte de seus nutrientes, principalmente vitaminas, pois são mais sensíveis a esse processo”, explica Richter. “Só vale a pena investir em comidas congeladas se elas forem de boa qualidade e se você realmente não tem tempo ou não sabe cozinhar”, acrescenta ela.

Se esse for o seu caso, esses produtos ajudam a ter sempre uma opção prática no congelador, o que colabora na hora de evitar lanches, fast-food e delivery. Mas lembre-se: a comida mais saudável é sempre a preparada na hora por você. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy