Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Previna-se do câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre as mulheres

A doença é silenciosa, mas pode ser prevenida facilmente - iStock
A doença é silenciosa, mas pode ser prevenida facilmente Imagem: iStock

Leonardo Costas

Colaboração para o VivaBem

04/02/2018 04h01

Uma doença silenciosa e perigosa, mas que pode ser prevenida facilmente com cuidados básicos. Assim pode ser definido o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Além disso, Depois do câncer de pele, de mama e colorretal, esse tipo de tumor é o mais frequente na população feminina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O que causa a doença?

Esse câncer tem o papiloma vírus humano (HPV) como principal fator para seu aparecimento. No entanto, existem outras causas que contribuem para o problema, como imunossupressão (redução da atividade ou eficiência do sistema imunológico), tabagismo e associação com outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também são considerados fatores de risco o início precoce da atividade sexual, ter múltiplos parceiros sexuais, má higiene íntima, falta de realização de exames preventivos e multiparidade (vários partos).

Veja também

Como prevenir?

Camisinha prevenção HPV - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
A principal forma de proteção é sempre usar preservativo nas relações sexuais, pois o HPV é transmitido durante o sexo (inclusive oral). De acordo com o Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros apresentam algum tipo do vírus HPV na região genital. “Felizmente, a maioria dos portadores de HPV não desenvolve câncer, caso contrário, teríamos números epidêmicos”, explica José David Kandelman, oncoginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

É importante realizar anualmente exames preventivos como o papanicolau, que pode ser complementado com outras análises mais específicas, por exemplo, a colposcopia, vulvoscopia e peniscopia. “Devemos colocar na lista de métodos preventivos a vacina contra HPV, que tem de ser aplicada antes do início da vida sexual da mulher”, recomenda Frederico Müller de Toledo Lima, médico oncologista da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.

Quais são os sintomas?

Como grande parte dos cânceres, o de colo de útero é uma doença silenciosa e não apresenta muitos sinais em seu início. Os sintomas só se manifestam quando o problema já está avançado, e geralmente são dor pélvica e sangramento vaginal.

Quais as mulheres mais atingidas?

O câncer de colo uterino, em princípio, pode se manifestar em qualquer idade. Porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa. Atinge mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 65 anos

Como é o tratamento?

Depende muito do estágio da doença. “É preciso saber se é algo localizado no ou se já se disseminou para as estruturas em volta ou fora do colo. Caso esteja localizada, pode ser feita a cirurgia com retirada parcial ou total do órgão ou ainda de todo útero (corpo e colo). Agora, quando a doença já se disseminou, o tratamento é feito com radioterapia e quimioterapia”, afirma Glauco Baiocchi Neto, diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C. Camargo Câncer Center, em São Paulo.

Não confunda com câncer de endométrio 

É importante ressaltar que existem dois tipos de câncer que podem surgir no útero. Como já visto, um é o de colo de útero e o outro é o de endométrio (camada interna do útero). Apesar de surgirem no mesmo órgão, são tumores totalmente diferentes, pois o primeiro está muito relacionado à infecção por HPV e o segundo tem relação com hormônios femininos.

Os principais fatores de risco para o câncer de endométrio são: idade avançada, tratamento hormonal, obesidade e histórico familiar. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy