Perdeu muitos quilos e quer manter o peso? Treinadora famosa dá a dica
Já sabemos que perder peso quase nunca é fácil, e certas barreiras psicológicas, como o famoso estresse, podem tornar a tarefa ainda mais complicada. Além disso, existe o desafio do depois, que é manter o ponteiro da balança no mesmo lugar e continuar magro.
Apesar de muitos ainda acreditarem que a melhor maneira de perder peso é fazer alguma dieta intensa --como passar o dia em jejum ou apenas tomar sucos, por exemplo--, a personal trainer Jillian Michaels, famosa por sua participação no programa de TV "The Biggest Loser" ("O Grande Perdedor), avalia que essas não são maneiras sustentáveis de emagrecer.
- Já pensou em contratar um coach para emagrecer e engrenar na academia?
- Toma o café 'bulletproof' para emagrecer? Tiro pode sair pela culatra
- Pasta de amendoim ajuda a emagrecer? Especialistas comentam
Em entrevista ao site The Insider, ela lembra que se sujeitar a algo assim não apenas bagunça o metabolismo, como ainda faz você recuperar todo o peso perdido ao interromper a dieta. Segundo ela, a chave para a manutenção do peso se resume basicamente a dois fatores: perder esses quilos de forma sustentável e ter um relacionamento saudável com comida.
Nada de bagunçar o metabolismo
Uma das muitas funções do nosso metabolismo é controlar quantas calorias queimamos em um dia, explica Michaels. E ele faz isso, em parte, alterando o equilíbrio hormonal em nossos corpos. Os hormônios, por sua vez, controlam nossos níveis de fome e ajudam o corpo a determinar se deve armazenar ou queimar gordura, entre outras coisas.
De acordo com a personal, o que comemos diariamente tem um impacto significativo no nosso metabolismo. Ela explica que uma restrição extrema de calorias pode sinalizar para o corpo que a pessoa está morrendo de fome, o que faz com que diminua seu metabolismo e entre em "modo de sobrevivência". Em outras palavras, seu corpo começa a manter as calorias em vez de queimá-las.
Quando a pessoa para de fazer essa dieta extrema --até porque ninguém aguenta tanta restrição calórica para sempre-- naturalmente vai retomar a sua ingestão regular de calorias. Isso faz com que o metabolismo diminua e pare de queimar o mesmo número de calorias que costumava queimar antes da dieta. A tendência, lamentamos dizer, é a pessoa recuperar o peso que perdeu.
No entanto, existe um jeito de tentar reverter esse processo: perder peso de maneira saudável e sustentável. Dessa maneira, segundo Michaels, a manutenção deve --em teoria-- ser muito mais fácil do que a perda de peso em si.
Cuidado com o uso que faz da comida
Basicamente é necessário queimar mais calorias do que consumir para emagrecer. Mas, segundo a personal trainer, em nove de cada 10 casos, quando as pessoas ganham peso de volta, não é porque não entendem essa equação simples, mas sim porque estão utilizando o alimento como uma maneira de lidar com os problemas.
E quem nunca se jogou no balde de sorvete, por exemplo, atrás de um pouco de conforto ou como forma de recompensa? Identificar esse tipo de comportamento e pará-lo é crucial para manter o peso a longo prazo.
"É necessário entender o que te motiva a sempre estar voltando para a comida e, em seguida, construir mecanismos de recuperação para que você tenha alternativas mais saudáveis e mais importantes para a vida", diz..
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.