Topo

Por que ficamos com sono quando estamos entediados?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

01/10/2017 12h25

Imagine a cena: você está assistindo uma aula ou palestra e aí começa a ficar com sono. Quem nunca passou por essa situação? Agora os cientistas finalmente descobriram o por que a gente tem vontade de dormir quando está entediado. A descoberta foi publicada no periódico "Nature Communications".

Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.

Isso acontece por conta de uma parte do cérebro ligada à motivação e prazer, chamada de núcleo accumbens, que os pesquisadores descobriram que também afeta a nossa vontade de dormir.

Segundo os cientistas, isso explica o por que ficamos mais alertas quando estamos inspirados ou interessados em algo e começamos a bocejar durante alguma reunião ou aula desinteressante.

Michael Lazarus, professor associado do Instituto Internacional de Medicina Integrativa do Sono da Universidade de Tsukuba, que participou do estudo, destaca que nós, muitas vezes, desafiamos essa sonolência e ficamos acordados, principalmente quando é preciso prestar atenção. "Mas também temos alguns episódios de desejo incontrolável de dormir", fala.

Lazarus explica que o desejo e a necessidade de dormir não são simplesmente influenciados apenas pelo relógio biológico, quanto tempo estamos acordados ou quanto dormimos, mas também por "fatores cognitivos e emocionais", como o tédio.

Além de descobrir que o núcleo accumbens tem a capacidade de nos deixar com sono, os pesquisadores descobriram que não dá para distinguir esse "sono de tédio" do sono considerado natural.