Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


"Todo mundo deveria meditar ao menos 10 minutos por dia", diz Gabi Pugliesi

Gabriela Pugliesi conta que a meditação a fez valorizar as coisas mais simples: "foi a melhor "aquisição" da minha vida" - Divulgação
Gabriela Pugliesi conta que a meditação a fez valorizar as coisas mais simples: "foi a melhor 'aquisição' da minha vida" Imagem: Divulgação

Do UOL

18/09/2017 04h15

A musa fitness Gabriela Pugliesi costuma dizer que a vida é mara. E desde que ela começou a meditar, parece que seu lema ganhou ainda mais força. Recentemente, a influenciadora deu uma entrevista que --como tudo que faz-- gerou polêmica. Na ocasião, ela disse que teve que fazer terapia porque era feliz demais ("Fiz terapia para conseguir aceitar que eu era muito feliz mesmo").

Depois ela até foi se explicar em seu canal no YouTube, tamanha foi a repercussão na web de sua fala. “Eu vivia com a paranoia de que alguma hora ia acontecer algo de muito ruim para mim, porque com todo mundo é assim.” E também declarou que, desde pequena, sempre teve esse lado “poliana”, de achar que o mundo é muito maravilhoso e as pessoas são amorosas, o que ela acredita que contribuiu para sua felicidade.

O fato é que esse interesse pelo autoconhecimento abriu as portas de Gabriela para um mundo mais alegre e leve. E já faz alguns meses que a musa fitness vem incentivando seus 3,6 milhões de seguidores a não só terem um estilo de vida saudável, mas também a irem em busca de uma mente sã. Quase que diariamente, ela tem postado em seu Insta Stories suas práticas de meditação e, em entrevista ao UOL, ela conta como que o cultivo do silêncio melhorou sua vida e a deixou ainda mais feliz. Leia a seguir:

Como tudo começou

“Em janeiro, durante uma viagem para Bali [na Indonésia], fiz uma amiga que mora lá e ela meditava sempre. Começamos a conversar sobre isso e eu fiz uma promessa para mim mesma de tentar meditar todos os dias. Comecei a me informar sobre meditação, li livros, vi documentários, reportagens, pesquisas e eu vi que realmente tem uma ciência por trás da prática e que não é uma coisa mística. Segundo os estudos que li, a meditação atua de fato no nosso cérebro. Por conta disso, eu introduzi a prática na minha rotina desde o começo do ano.

Quando vejo que uma coisa me faz muito bem, insisto nela. Hoje é muito natural seguir essa rotina, porque, desde que comecei, percebi o quão bem estava me fazendo.

Depois que comecei, fiz workshops, conversei com profissionais, li muito sobre meditação e passei a utilizar aplicativos. Eu comecei usando o app HeadSpace, em que você segue um protocolo de dez dias por 10 minutos diários. A cada dia, ele te guia de uma forma e, no décimo dia, você já tem uma noção de como fazer sozinha.

A voz do aplicativo é muito calma e passa uma tranquilidade. Apesar de ser em inglês, não é complicado de entender. Hoje em dia, uso o Insight Timer, que é por tempo. Com ele, faço meus próprios mantras. É um aplicativo que tem várias categorias de meditação, acho ótimo. Um em português que também acho legal é o Vivo Meditação.

É a força de vontade que faz a gente ser regrado na meditação, até se tornar um processo natural e não uma obrigação. É a mesma força de vontade que você precisa ter para manter uma alimentação saudável, ficar de bom humor e manter os exercícios físicos na sua rotina.

O que mudou desde então?

Foi um conjunto de coisas, mas as mudanças que mais percebo em mim é a simplicidade. Aprendi a dar valor para as coisas simples na vida --uma flor, uma árvore, uma fruta... Reparo nas coisas simples: nos sons da natureza, no calor do sol, no vento. Parece clichê, mas quando estamos centrados, conseguimos prestar atenção em todos os detalhes.

Consequentemente, você se torna uma pessoa melhor, mais compassiva e amorosa. Com isso, vem um amadurecimento. Sempre lia que, quando as pessoas meditam, vão aumentando a compaixão e o amor e, com isso, tornavam-se melhores. E realmente estou experimentando isso.

Mente e corpo saudáveis

Gabriela Pugliesi meditando - Reprodução/Instagram/@gabrielapugliesi - Reprodução/Instagram/@gabrielapugliesi
Olhe para dentro
Imagem: Reprodução/Instagram/@gabrielapugliesi
Sempre me preocupei em cuidar da mente o tanto quanto cuido do meu corpo. Mas com o amadurecimento, os valores vão mudando também. Hoje, para mim, mente, corpo e espírito andam juntos. Não existe você se alimentar bem e não alimentar sua mente. Eu sempre procuro estar em paz, porque a mente reflete no físico também.

Treino porque me faz bem, é natural, faz parte da minha rotina. Não treino para ter um corpo escultural, e sim para ter saúde. Eu tenho fases de treinos, mas nunca com o foco em ficar superdefinida.

Mais dicas para quem também quer incluir a prática no dia

Acho que todo mundo deveria separar pelo menos dez minutos do dia para se desligar e olhar para dentro. Deveriam, sim, incluir a meditação na rotina diária. Essa foi sem dúvida a melhor "aquisição" da minha vida nos últimos tempos. Eu medito 15 minutos todos os dias, sem pular nenhum. Além dos aplicativos, também recomendo esses livros: 'Os 10% Mais Feliz', porque me identifiquei com a história em várias partes; 'O Poder do Agora' e as 'Oito Leis Espirituais da Saúde'."