Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Instrutora de ioga, irmã da atriz Priscila Fantin faz sucesso no Instagram

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 04h10

Se você estiver apenas olhando as fotos, poderia jurar que viu Priscila Fantin --famosa por diversos papéis na TV Globo, como a mimada Olga de "Chocolate com Pimenta"--arrasando nas poses de ioga no Instagram. Mas não se engane: quem está nas imagens é Fabíola, 39, irmã mais velha da atriz. E tanta confusão não é à toa, afinal, as duas são praticamente gêmeas.

Mãe de três filhos --sendo o mais velho um adolescente de 17 anos--, Fabíola, que é instrutora de ioga, tem chamado a atenção nas redes sociais por causa de seu corpão. Nas imagens, claro, muitas poses de ioga, uma de suas grandes paixões e que ela pratica três vezes por dia.

Fabíola contou ao UOL que as duas são bem amigas. "Somos muito parecidas em tudo e temos uma afinidade única! Quando estamos juntas, a energia e alegria são intensas. Nos vemos praticamente todos os meses, mas sentimos muita falta uma da outra no dia a dia", conta ela, que mora em Belo Horizonte (MG), enquanto a irmã famosa fica no Rio de Janeiro (RJ).

Corpo são, mente sã: "a ioga me fortalece de dentro para fora"

Fabíola Fantin atua há anos como instrutora de ioga. Em seu Instagram, com cerca de 5 mil seguidores, ela mostra diversas posições. - Reprodução/Instagram/fafantin - Reprodução/Instagram/fafantin
Imagem: Reprodução/Instagram/fafantin

Ao UOL, ela conta que a ioga entrou em sua vida há quase 15 anos e trouxe várias transformações no decorrer do tempo. "Colho benefícios diários, pois todas as ideias e práticas servem para deixar de lado nosso egoísmo e expandir a nossa mente mais e mais, nos tornando pessoas melhores", explica.

Fabíola ressalta ainda que a ioga torna os adeptos mais flexíveis em todos os aspectos da vida. "Todos os dias, pela manhã, faço minha prática pessoal, período em que também dou aulas. Na parte da tarde, também e faço junto de meus alunos. Estudo os asanas (posturas) praticando", conta.

Fabíola explica que a ioga fortalece de dentro para fora. Segundo ela, diferente da musculação, que hipertrofia os músculos, ela alonga e define o corpo. "Eu nunca fiz musculação com frequência, nem outra atividade física, apesar de ser muito ativa. Joguei capoeira, treinei muay thai e taekwondo, mas nunca por muito tempo. Sempre brinquei com meus três filhos de correr, pular corda, jogar queimada, etc.", diz.

Fabíola parou com o consumo de carne vermelha há quase 30 anos

Em relação à alimentação, a instrutora de ioga conta que há 30 anos optou por não consumir mais carne vermelha nem embutidos. "Aos 12 anos, parei de comer todas as carnes, mas aos 24 voltei a comer peito de frango e peixe apenas", explica, deixando claro que não foi o fato de ter parado com as carnes que a deixou uma pessoa mais saudável, mas sim comer alimentos colorido, frutas, legumes, verduras, além de não ingerir tanto açúcar e farinha branca.

"Tenho consciência de que tudo que ponho para dentro de mim se transforma em mim. Eu sou o que como, o que penso e o que faço", diz. Mesmo com algumas restrições, ela fala que não foi necessário parar a vida social. "Saio com meus amigos no final de semana, bebo cerveja e vinho. Nunca fui radical com nada, e nem sou. Meu dia a dia é bem intenso e cheio", conta.