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Abacate com ovo: o café da manhã fofo do Instagram e que mata a fome

Reprodução/ Instagram
Imagem: Reprodução/ Instagram

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 04h15

A gente vive procurando um bom lanche saudável para matar a fome. E se de quebra ele também sai bem nas fotos do Instagram, perfeito, né? Na busca por um snack benéfico para o corpo, encontramos o queridinho abacate com ovo da nutricionista Patrícia Davidson Haiat, que tem feito sucesso nas redes. 

A receita é boa para o seu organismo e a apresentação, uma fofura. “O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, uma gordura boa que atua melhorando processos inflamatórios do corpo, além de garantir a saciedade”, afirma Patrícia. Outro benefício da fruta é conter glutationa, beta sitosterol e ácido alfa lipoico, nutrientes essenciais para o processo de detox, geração de energia e modulação do cortilsol, hormônio relacionado ao estresse, à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura abdominal.

Já parece ótimo, não? Ainda existem as propriedades do ovo. Ele é uma ótima fonte de proteína e também atua na saciedade. E não exclua a gema, de acordo com Patrícia, já que essa parte possui nutrientes essenciais para a saúde da pele e dos olhos, por exemplo. A boa ideia de unir o abacate e o ovo garante gorduras boas e proteína e vão encher a sua barriga, evitando que a vontade de beliscar apareça antes do almoço. Por isso, é uma ótima investir nessa dupla no café da manhã, lanche da tarde ou jantar.

Como fazer?

Reprodução/ Instagram
Imagem: Reprodução/ Instagram
Ingredientes:

  • Ovo;
  • Abacate (também vale usar avocado);
  • Sal, pimenta, azeite e ervas são opcionais para o tempero.

Modo de preparo: corte o abacate ou avocado ao meio. Retira a semente devagar, mantendo o formado redondinho que ela deixa na fruta. Quebre um ovo com delicadeza dentro desse buraquinho. Você pode usar sal, azeite, ervas e pimenta a gosto por cima. Coloque o abacate dentro de uma vasilha de vidro, de forma que o ovo não derrame. Leve ao forno preaquecido até o ovo cozinhar, por cerca de 20 minutos. Consumir na sequência.

Mas vale um alerta: apesar da junção ser ótima para saúde, se consumida em excesso pode atrapalhar o planejamento alimentar de perda de peso. Portanto, sem exageros.