Topo

Com medo e agarra quem está ao lado? Você está só querendo se salvar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

10/08/2017 13h07

Agarrar quem está mais próximo de nós quando estamos em perigo pode até parecer um ato altruísta. No entanto, de acordo com um estudo publicado no periódico “Royal Society Open Science”, na verdade, estamos apenas querendo salvar a nossa própria pele.

Para testar essa teoria, os pesquisadores da Universidade de Neuchatel, na Suíça, usaram fotografias dos visitantes da atração no fuzileiro Nightmares Fear Factory, em Niagara Falls, no Canadá, em que as pessoas levam vários sustos durante o passeio de 15 minutos.

Depois de observar 460 imagens de visitantes, os pesquisadores descobriram que 3/4 deles agarram a pessoa que estavam ao lado, sendo que as mulheres e crianças eram mais propensas a fazer esse movimento.

A conclusão do estudo foi que eles estavam pensando apenas em seus próprios interesses e isso aconteceria por estarem menos propensos a ajudar o próximo, o que significa que a única ação que restava era se proteger.

De acordo com a coautora do estudo Julie Grezes, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, após o susto, outras atitudes supostamente altruístas apareciam. Para a pesquisadora, isso acontece por dois motivos: após se salvar, ajudar os outros é o segundo movimento espontâneo que temos ou que depois de agarrar quem estava ao lado eles tiveram tempo para avaliar a natureza da ameaça.

Os resultados mostraram que as mulheres eram mais propensas a segurar alguém quando amedrontadas, pois elas tenderiam a fazer amizade para enfrentar o perigo. Já os homens teriam a resposta de lutar ou fugir.