Topo

Miss Bariátrica SP perdeu quase 50 kg e está com autoestima nas alturas

Sabrina Azevedo é eleita a Miss Bariátrica São Paulo 2017 - Divulgação
Sabrina Azevedo é eleita a Miss Bariátrica São Paulo 2017 Imagem: Divulgação

Juliana Simon

Do UOL

12/07/2017 14h18

Aos 30 anos e com a coroa de Miss Bariátrica São Paulo, Sabrina Azevedo se considera uma nova mulher. A secretária de Guarujá (litoral de São Paulo) venceu a disputa entre 29 finalistas em noite de gala no último sábado (8). "Estava muito nervosa e não sabia o que esperar, mas valeu muito a pena. Vai ser algo que vou levar para o resto da vida", disse em entrevista ao UOL.

O caminho até a vitória e até a perda de 47 kg não foi fácil. Sabrina passou pela operação há um ano e meio, quando seus 106 kg já não permitiam fazer atividades físicas sem sentir muitas dores, principalmente no quadril, e o medo do uso de remédios para emagrecer bateu. "A sibutramina me dava taquicardia. Resolvi deixar este risco e tomar coragem para a bariátrica", lembra.

Sabrina antes da cirurgia, em outubro de 2016 e no concurso Miss Bariátrica - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Sabrina antes da cirurgia, em outubro de 2016, e no concurso Miss Bariátrica
Imagem: Arquivo pessoal

Além da propensão genética de uma família com obesos e diabéticos, o ganho de peso veio principalmente após a gravidez de seu filho Enzo, em 2008. "Antes eu pesava 65 kg, depois da gravidez, fui para 90 kg e não conseguia mais emagrecer. Não tinha mais vontade de socializar", lembra.

A decisão pela bariátrica, porém, não foi fácil. "Muitas pessoas te julgam e dizem que você optou pelo caminho mais fácil", diz. A recuperação também é cheia de altos e baixos e participar do concurso também foi essencial: "A gente vê o resultado no espelho, mas muitas vezes deixa a peteca cair. A cada ensaio eu pensava 'não vou'. No fim, acabava indo e percebendo que todas temos problemas, mas podemos nos unir para nos divertir e nos reconhecer", relata.

Vencer o concurso foi um gás na autoestima, principalmente ao ver do palco o apoio do filho pequeno e da mãe, Sandra. "Foi minha maior emoção", comemora.

Miss Simpatia aos 53 anos

A analista de importação Cinthia Bueno tem uma história parecida. Hoje, aos 53 anos, fez a bariátrica há dois anos para evitar problemas de saúde no futuro e perdeu 68 kg. Eleita Miss Simpatia entre as candidatas, ela relembra o que chama de um "renascimento". "Fui para mesa de cirurgia com a certeza de que não voltaria. Me despedi de todos familiares e amigos, pesava 130 kg e estava no fundo do poço", diz.

Cinthia antes da cirurgia, depois dela e no concurso Miss Bariátrica - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cinthia antes da cirurgia, depois dela e no concurso Miss Bariátrica
Imagem: Arquivo pessoal

Sentido-se quase uma mãe para as outras candidatas, a "paquitona" e "Vovó Panicat" - como foi carinhosamente apelidada - diz que hoje a autoestima está "lá em cima". "Ver o orgulho dos meus netos foi impagável", afirma.

Dica para quem está pensando em concorrer em 2018: "Se joguem! Encarem a vida sem medo ou vergonha. Estamos aí para sermos notados e amados", conclui.

O concurso

"A primeira edição do Miss Bariátrica São Paulo foi um sucesso. E a repercussão, com milhares de participações, através das redes sociais, foi acima da nossa expectativa", explicou o responsável pela organização do evento, Julio César Costa, da Cape Eventos.

Desfile das participantes do condurso Miss Bariátrica São Paulo 2017 - Divulgação - Divulgação
Desfile das participantes do concurso Miss Bariátrica São Paulo 2017
Imagem: Divulgação