Miss Bariátrica SP perdeu quase 50 kg e está com autoestima nas alturas
Aos 30 anos e com a coroa de Miss Bariátrica São Paulo, Sabrina Azevedo se considera uma nova mulher. A secretária de Guarujá (litoral de São Paulo) venceu a disputa entre 29 finalistas em noite de gala no último sábado (8). "Estava muito nervosa e não sabia o que esperar, mas valeu muito a pena. Vai ser algo que vou levar para o resto da vida", disse em entrevista ao UOL.
O caminho até a vitória e até a perda de 47 kg não foi fácil. Sabrina passou pela operação há um ano e meio, quando seus 106 kg já não permitiam fazer atividades físicas sem sentir muitas dores, principalmente no quadril, e o medo do uso de remédios para emagrecer bateu. "A sibutramina me dava taquicardia. Resolvi deixar este risco e tomar coragem para a bariátrica", lembra.
Além da propensão genética de uma família com obesos e diabéticos, o ganho de peso veio principalmente após a gravidez de seu filho Enzo, em 2008. "Antes eu pesava 65 kg, depois da gravidez, fui para 90 kg e não conseguia mais emagrecer. Não tinha mais vontade de socializar", lembra.
A decisão pela bariátrica, porém, não foi fácil. "Muitas pessoas te julgam e dizem que você optou pelo caminho mais fácil", diz. A recuperação também é cheia de altos e baixos e participar do concurso também foi essencial: "A gente vê o resultado no espelho, mas muitas vezes deixa a peteca cair. A cada ensaio eu pensava 'não vou'. No fim, acabava indo e percebendo que todas temos problemas, mas podemos nos unir para nos divertir e nos reconhecer", relata.
Vencer o concurso foi um gás na autoestima, principalmente ao ver do palco o apoio do filho pequeno e da mãe, Sandra. "Foi minha maior emoção", comemora.
Miss Simpatia aos 53 anos
A analista de importação Cinthia Bueno tem uma história parecida. Hoje, aos 53 anos, fez a bariátrica há dois anos para evitar problemas de saúde no futuro e perdeu 68 kg. Eleita Miss Simpatia entre as candidatas, ela relembra o que chama de um "renascimento". "Fui para mesa de cirurgia com a certeza de que não voltaria. Me despedi de todos familiares e amigos, pesava 130 kg e estava no fundo do poço", diz.
Sentido-se quase uma mãe para as outras candidatas, a "paquitona" e "Vovó Panicat" - como foi carinhosamente apelidada - diz que hoje a autoestima está "lá em cima". "Ver o orgulho dos meus netos foi impagável", afirma.
Dica para quem está pensando em concorrer em 2018: "Se joguem! Encarem a vida sem medo ou vergonha. Estamos aí para sermos notados e amados", conclui.
O concurso
"A primeira edição do Miss Bariátrica São Paulo foi um sucesso. E a repercussão, com milhares de participações, através das redes sociais, foi acima da nossa expectativa", explicou o responsável pela organização do evento, Julio César Costa, da Cape Eventos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.