Topo

Mascar chiclete é bom para recuperação após cesárea

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

05/07/2017 04h00

Quando uma mãe está prestes a dar à luz a mochila do bebê já fica pronta com todas as roupinhas, cobertores, fraldas. Mas outro item importante deve ser acrescentado: o chiclete! Ao menos para as mulheres que têm uma cesárea agendada.

Profissionais de quatro universidades italianas* e da Thomas Jefferson University, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa e mostraram que as mães que mascaram chiclete depois da cesárea tiveram uma recuperação mais rápida das funções intestinais do que as mulheres que receberam os cuidados tradicionais sem o doce.

O estudo, publicado no Journal of Maternal-fetal and Neonatal Medicine, contou com o acompanhamento de 3.041 mulheres. Na maioria dos casos, a goma de mascar foi dada as mães logo após o parto, e foi recomendada três vezes ao dia por cerca de meia hora, até as primeiras flatulências -podiam ser puns ou arrotos.

As mulheres que mascaram chicletes tiveram um tempo médico menor até a primeira flatulência, para os primeiros sons do intestino, primeiras fezes e primeiro momento de fome depois do parto.

Além disso, as que usaram a goma de mascar tiveram os benefícios de menores episódios de náusea e vômito, e sensação de satisfação significativamente maior.

A atividade parecer esquisita, já que não estamos acostumados a mascar chiclete depois do parto, mas vale a tentativa de usar a goma de mascar por três vezes ao dia para garantir uma recuperação precoce da mobilidade intestinal.

*Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, Universidade de Nápoles Federico II, em Nápoles, Universidade Sapienza, em Roma, e Universidade em Udine, na província da Udine.