Topo

Por que você não está livre de travar as costas como JLo neste vídeo?

Adriana Nogueira

Do UOL

07/06/2017 15h59

Jennifer Lopez travou as costas ao dançar em um show em Las Vegas, na semana passada, tendo de ser levantada do palco por seus dançarinos. O vídeo com a performance –e a cara de dor da artista— chocou fãs mundo afora. Segundo o ortopedista Alexandre Fogaça, membro da Sociedade Brasileira de Coluna, nem todo o preparo físico do mundo é capaz de livrar alguém de uma crise de lombalgia aguda, problema que afetou a diva.

“Não adianta, 80% das pessoas terão, em algum momento da vida, com maior ou menor intensidade, uma dor na região lombar”, afirma Fogaça.

Abuso de esforço

O ortopedista diz que as causas mais comuns da dor são inflamação ou distenção muscular. No caso de JLo, muito provavelmente, o problema foi causado por esforço além da capacidade do músculo de suportar. No caso da cantora, ela tem apresentado a coreografia quatro vezes por semana, pois está em temporada na cidade americana.

“O tratamento provável, no caso dela, deve ter sido analgésico, anti-inflamatório, e uns três dias de repouso. Além disso, outro cuidado seria fazê-la submeter a exercícios de reabilitação do músculo com um fisioterapeuta”, explica Fogaça.

Cumprido esse protocolo, salvo outras complicações, ela poderia voltar a fazer a mesma coreografia, sem maiores preocupações.

Alerta para problemas mais sérios

O médico, no entanto, diz que, se a dor persistir, é o caso de investigar problemas mais graves, como hérnia de disco ou artrose. O caminho, em geral, é a realização de exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.

Outras situações que merecem atenção especial é se a dor lombar acontece em crianças ou idosos, se ela acontece à noite, mesmo sem esforço, ou se é acompanhada de perda do controle de xixi e cocô.

“O que aconteceu com a cantora mostra ainda que, independentemente de se ter ou não preparo físico, para praticar qualquer atividade é preciso ter acompanhamento de um educador físico”, diz Fogaça.