Topo

Mistura de café com óleo de coco não ajuda a queimar gordura; entenda

A combina??o de café com óleo de coco, que promete efeito termog?nico, n?o ajuda na perda de peso - Montagem/UOL/Getty Images
A combina??o de café com óleo de coco, que promete efeito termog?nico, n?o ajuda na perda de peso Imagem: Montagem/UOL/Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL

28/03/2017 04h00

A combinação que leva café e óleo de coco como pré-treino ganhou as redes sociais e virou a queridinha de algumas famosas, como Yasmin Brunet e Fernanda Souza, que já usaram a mistura. A justificativa da adoração está na promessa de efeitos termogênicos, que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura quando associado à prática de exercícios físicos.

Assim como outras tendências que viraram mania por aqui, a receita veio dos Estados Unidos. Lá o nome é bulletproof coffee (café a prova de balas, em tradução livre do inglês) e leva manteiga. No Brasil, o que disseminou foi o uso com uma a duas colheres (sobremesa) de óleo de coco dissolvidas em 200 ml de café.

Mas será que funciona?

De acordo com a nutricionista funcional Bruna Vilela, os efeitos da cafeína --substância encontrada no café-- como estimuladora do sistema nervoso central já são conhecidos e comprovados. Portanto, o consumo do cafezinho possibilita, sim, maior estado de alerta e pode melhorar o desempenho em exercícios de força. 

"Já o óleo de coco, por ser um TCM (triglicerídeo de cadeia média), metaboliza mais rápido e causa sensação de saciedade, inibindo a fome. Mas não funciona para todo mundo. É necessário adequar a dieta conforme as necessidades de cada um", explica Bruna, que já teve entre seus clientes Fernanda Souza e Thiaguinho.

Óleo de coco emagrece? 

O consumo do óleo de coco é controverso. Tanto que a Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) --juntamente a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)-- divulgou um posicionamento oficial a respeito quando o modismo começou. As entidades afirmam que "não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que leve à perda de peso".

"A Sbem e a Abeso posicionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento.... Também não recomendam o uso regular como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. O uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) com moderação, é preferível para redução de risco cardiovascular", diz o comunicado.

O nutricionista e educador físico Marcelo Saldanha Aoki é professor da USP (Universidade de São Paulo) e estudou em seu mestrado os efeitos da suplementação de diferentes tipos de óleo sobre o desempenho da corrida. Durante os testes em cobaias percebeu que não houve melhora da performance e observou ganho de massa gorda pela dieta rica em óleo de coco. 

"A energia fornecida pelo óleo de coco é usada prioritariamente no fígado, e não nos músculos que realizam o esforço durante o exercício físico". Por isso é recomendado consumir uma fonte de carboidrato, como banana ou pão integral, antes de fazer exercícios, com o objetivo de gerar energia para os músculos realizarem as atividades. Desta forma, se só ingerir a gordura, o corpo vai queimar a própria massa magra para se manter.

Além disso, Aoki ressalta que o organismo tolera apenas 30 g de uma dose única de TCM. "Essa quantidade é relativamente pequena para fornecer energia para a realização da atividade física".

Quanto a saciedade o professor aconselha outros nutrientes. "A proteína é muito mais interessante para gerar esse efeito do que a gordura. No caso, o óleo de coco é metabolizado mais rápido e a ausência de fome vai durar menos tempo. E aliás, quem quer emagrecer vai comer mais gordura? Não faz sentido", completa.

O abuso da fórmula 

Que nada em excesso é saudável, já sabemos. E no caso dos alimentos citados, segundo a nutróloga Andreia Guarnieri, a combinação pode predispor à diarreia por ter sobrecarga de gordura saturada. Além disso, abusar pode favorecer problemas cardiovasculares.

"As pessoas que quiserem usar alimentos ou suplementos termogênicos devem procurar um médico. Doenças como glaucoma e hipertensão podem se agravar com os efeitos, por exemplo", afirma.

Como na maioria dos casos, quando o assunto é dieta a chave da questão está em um conjunto de escolhas acertadas para alcançar a tão desejada boa forma. "Não existe milagre. Nenhum alimento é emagrecedor, as pessoas precisam entender isso", reforça a nutricionista Alessandra Luglio.

No caso do pré-treino, momento sugerido para ingerir a combinação café + óleo de coco, Alessandra lembra que é importante valorizar o carboidrato. "Depende do objetivo e período de treino --manhã, tarde ou noite--, mas frutas, tubérculos e aveia, por exemplo, sempre são aconselhados. Durante a atividade física, os músculos vão utilizar esse tipo de alimento para ter energia".