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Malhar só no fim de semana dá mais certo do que se pensava

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL

12/01/2017 14h15

Só dá tempo de fazer exercícios físicos no sábado? Não se sinta culpado: uma pesquisa britânica mostrou que os atletas de fim de semana podem se beneficiar tanto quanto as pessoas com uma rotina de academia ou corrida mais frequente.

O estudo analisou mais de 60 mil pessoas na Inglaterra e Escócia e concluiu que as pessoas que se exercitam uma ou duas vezes por semana com intensidade tiveram um aumento da expectativa de vida comparável ao pessoal que dividiu o mesmo tempo de exercícios ao longo da semana.

"Milhões de pessoas se divertem praticando esportes uma ou duas vezes por semana, mas elas podem estar preocupadas se estão fazendo o suficiente", disse Gary O'Donovan, autor do estudo, ao jornal inglês "Guardian". "Descobrimos que existe um benefício nisso. Elas estão se mantendo saudáveis e ativas."

O'Donovan faz um alerta para as pessoas que decidiram começar a se exercitar: vá aos poucos. Caminhadas leves, por exemplo, são uma boa maneira para espantar o sedentarismo sem acabar com lesões. "Uma pessoa de meia-idade precisaria de 12 semanas de exercícios leves antes de aumentar a carga e começar algo mais vigoroso", explica. Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, vale consultar um médico para planejar os objetivos. 

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