Topo

Teste cego: nutricionistas avaliam pães mais vendidos

Thamires Andrade

Do UOL

06/12/2016 19h32

Além de observar o tipo de farinha na hora de escolher um pão integral do supermercado, outros fatores como quantidade açúcar e gorduras também devem ser levados em consideração. Portanto, à convite do UOL, os nutricionistas Marina Politi e Ricardo Zanuto, avaliaram, como em um teste-cego [as informações foram enviadas sem constar o nome das marcas], a tabela nutricional dos pães integrais mais vendidos das principais marcas do mercado:

"Ainda que tenha uma quantidade um pouco mais elevada de açúcar, o produto conta com ômega 3 e ferro em sua composição, o que o deixa mais interessante em comparação com outros produtos disponíveis no mercado. Além disso, ele tem pouca quantidade de gordura saturada e trans, quantidade relativamente baixa de sódio e de calorias", explica Marina.

"O primeiro ingrediente citado é a farinha de trigo integral, então para quem busca os benefícios dos cereais integrais, esse pão é uma boa pedida. Tem uma concentração de sódio relativamente baixa, o que também é positivo, além de uma boa concentração de fibras [3,20 g]", explica Zanuto.

"Esse pão é considerado integral, já que o primeiro ingrediente é a farinha integral. Em termos de fibras, o produto tem uma boa quantidade. Já a concentração de sódio é considerada relativamente baixa. As gorduras totais desse produto também aparecem em menores quantidades, o que pode ser levado em conta na hora de escolher entre um pão e outro", fala Zanuto.

“Possui farinha branca na composição e não possui outros grãos e/ou cereais integrais, além da farinha integral, o que faz com que tenha uma quantidade um pouco menor de fibras. Além disso, possui gordura trans e saturada, além de uma quantidade de sódio e calorias significativamente maior”, diz Marina.